Carregando! Por favor aguarde...
Na Semana Farroupilha da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pequeno Polegar, no bairro Niterói, em Canoas, uma convidada diferente fez a alegria da criançada. Juju, a jovem égua de 5 anos, do proprietário Emerson Oliveira, proporcionou aos alunos da escolinha um momento de aproximação à tradição do Rio Grande do Sul, onde eles puderam conhecer de perto um dos principais símbolos da cultura do estado, afinal, o cavalo é o melhor amigo do gaúcho.
No início da tarde, a Juju chegou acompanhada de seu dono e do proprietário da Hotelaria de Cavalos Chaparro, Renato Chaparro, de Nova Santa Rita. Logo que acordaram da sesta, as crianças já perguntavam ansiosas para as professoras sobre a hora do passeio à cavalo. "Como apaixonados por cavalos, nós entendemos a importância de aprender desde cedo a cultivar nossas raízes. A criança que tem contato com as animais possui um desenvolvimento melhor e mais saudável", destaca Renato.
No rosto de cada criança era possível perceber a empolgação durante a espera pelo momento em que subiriam na égua. As meninas faziam suas apostas: "Acho que o Brian não vai conseguir". Questionada, a pequena Lívia, de apenas 5 anos, responde: "é que ele é muito pequeno, é menor que a gente", reforça a opinião. O Gustavo, de 2 anos, não pronunciou nenhuma palavra, mas a expressão denunciava o sentimento. Gostou tanto do passeio que quando teve que dar espaço para os demais colegas não foi capaz de esconder a cara de decepção.
"Quando organizamos a Semana Farroupilha na escola, as professoras tiveram a ideia de trazer um cavalo para aproximar as crianças da nossa cultura. Todas as nossas atividades caminham por esta linha de ensino, aqui acreditamos que o aprendizado só se dá através da ludicidade", destaca a diretora da EMEI, Natália Crippa.
A programação dos festejos farroupilhas segue nos próximos dias nas escolas da rede municipal de Canoas. Confira outras atividades em alusão à Semana Farroupilha em algumas das EMEIs da cidade:
EMEI LEDEVINO PICCININI
Terça-feira (19): 1ª Tertúlia Nativista, com apresentação dos talentos da escola, na parte da manhã
EMEI OLGA MACHADO RONCHETTI
Terça-feira (19): Baile com músicas gaúchas, desfile e escolha da mais Bela Prenda e do Peão mais Macanudo.
EMEI MEU PEDACINHO DE CHÃO
Terça-feira (19): Festa Farroupilha com apresentação e churrasquinho.
EMEI PÉ-DE-MOLEQUE
Terça-feira (19): Exposição Gauchesca com utensílios trazidos pelas famílias dos alunos, às 14h.
EMEI VÓ INEZINHA
Sexta-feira (22): Baile Gaudério na parte da tarde
EMEI TEREZINHA TERGOLINA
Sexta-feira (29): Baile com os alunos
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234