Carregando! Por favor aguarde...
Prédios, que com o seu silêncio de décadas, contam a história da cidade. Conhecer e identificar esses locais, foi o principal objetivo da atividade realizada desde o final da tarde desta quinta-feira, 4, pela Unidade de Patrimônio, Arquivo Histórico e Museu da Prefeitura de Canoas, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura.
A visitação denominada "Uma noite na memória de Canoas", foi realizada em parceria com o curso de História do Unilasalle. Um grupo de aproximadamente 40 acadêmicos, percorreu, em cerca de duas horas, 17 construções consideradas históricas, e cujas origens remotam às décadas de 1910 a 1940.
A riqueza da história da cidade era percebida na fachada, na arquitetura das construções, mas também era relatada no histórico de cada local apresentado pelas profissionais da Unidade. A cada parada, a chefe do setor de Arquivo e Patrimônio Iolanda Finkler junto com as colegas Cristina Delazeri, Eliete Santos e Ligia Fensterseifer, contavam aos estudantes a importância de cada local visitado. A caminhada iniciou pela antiga Estação de Trens, em frente ao Unilasalle, na avenida Victor Barreto.
Todos os lugares, farão parte de um projeto denominado Centro Histórico de Canoas. Conforme Iolanda Finkler, o percurso reúne construções históricas do município. Foi a primeira vez que um grupo organizado visitou o trajeto, que inclui as sete construções tombadas como patrimônio histórico e cultural da cidade pela atual administração. "Estamos organizando esse percurso, para propormos não apenas a visitação, mas também a conservação desse patrimônio da cidade", disse Iolanda.
A visitação empolgou o grupo. Fernando Weber, 47 anos, mora há 10 em Canoas, conhece a cidade e estuda sua história, mas confessou desconhecer pelo menos dois pontos da visita, a Casa Abadie e da Família Fritzen. "Gostei porque sempre podemos aprender mais", disse.
O colega Felipe Contri, 21, mora em Porto Alegre, estuda em Canoas há quatro anos e considerou a visita uma agradável surpresa. "A impressão que se tem de Canoas é de uma cidade moderna. Mas aqui, bem no Centro, tem um belo patrimônio histórico que passa despercebido", falou.
O coordenador do Curso de História do Unilasalle, Rodrigo Simões, acompanhou o grupo e aprovou a idéia. "É a primeira vez que saimos em campo desta forma, acompanhados pelo pessoal do Arquivo. Acho importante mostrar esta instrumentalidade ao aluno, além pensar o patrimônio da cidade, que está tendo uma do-boa atenção ultimamente".
Tornando-se a primeira turma a visitar o trajeto histórico da cidade de Canoas, os acadêmicos também registraram sua passagem pela história.
TRAJETO PERCORRIDO
"Uma noite na Memória de Canoas"
- Antiga Estação de Trens (tombado)
- Vila Mimosa (tombado)
- Vila Joana
- Instituto Pestallozzi
- Colégio Maria Auxiliadora
- Praça da Bandeira
- Igreja Matriz São Luiz Gonzaga (tombado)
- Casa Fritzen
- Casa Abadie
- Praça Emancipação
- Prefeitura Municipal (tombado)
- Praça do Avião
- Villa Nenê (tombado)
- Taças da Corsan
- Casa Wittrock (tombado)
- Casa dos Rosa (tombado)
- La Salle
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234