Carregando! Por favor aguarde...
"A referência do modelo tridimensional da política cultural de Canoas (Linguagem, Cidadania e Economia) contribuiu para o governo do estado organizar sua ação e o Minc, quando vem ao estado, tem Canoas como referência". A afirmação foi realizada pelo adjunto da Secretaria Estadual de Cultura, Jeferson Assumpção, durante a abertura da 3.ª Pré-conferência Municipal de Cultura de Canoas. O evento teve início na noite desta terça-feira, 30, no auditório Sady Fountoura Schwtz do Paço Municipal.
Cerca de 50 artistas, ativistas culturais e gestores das mais diversas linguagens artísticas assistiram a palestra do secretário Assumpção. A pré-conferência foi aberta pelo secretário municipal de Cultura, Flavio Adonis, que demarcou a importância do debate em questão e destacou os avanços do governo nessa área, disponibilizando três dias para os debates (em 2010, foi apenas um). "Esse diálogo é fundamental, em especial, para discutir o texto base do Plano Municipal de Cultura, que vai orientar as políticas municipais". Também integrou a mesa do evento a presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas, Leila da Silveira.
Novo olhar
Durante a sua fala "3.ª Conferências estadual e nacional de cultura: rumos e desafios", o secretário Jeferson Assumpção fez um breve balanço dos avanços na área cultural no estado nesses primeiro semestre de governo, relacionando as referências absorvidas a partir da experiência de Canoas, onde foi secretário municipal de Cultura nos primeiros dois anos da atual gestão. "Ampliar a esfera crítica é tarefa da cultura, por isso transportamos a experiência dos Diálogos Culturais de Canoas para o estado", enumera.
O secretário também mencionou projetos e ações realizadas atualmente no estado, em áreas como artes visuais, cinema, leitura e cidadania. "Antes, o RS não priorizada a cultura política pública. Agora, o estado voltou a ter um olhar para o financiamento e o incentivo a cultura", assinala. Ele também fez uma exposição sobre os Pontos de Cultura Transversais, outra novidade que começa a ser implementada no RS. Após a fala do secretário Assumpção um amplo debate se sucedeu com a participação da platéia. Para esta segunda noite da pré-conferência, que ocorre nesta quarta-feira, está confirmada a participação da representante da Regional Sul do Ministério da cultura, Margarete Moraes.
Os objetivos da Pré-conferência estão relacionados com a mobilização da sociedade civil para III conferência Municipal de Cultura, que se realizará nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o aprofundamento das discussões e das proposições a respeito do Plano Municipal de Cultura, bem como a apresentação da Minuta da Lei do Plano Municipal de Cultura e a importância da implementação do Sistema Municipal.
Pré-conferência Municipal de Cultura
Local: Auditório Sady Schivtz
Prefeitura Municipal de Canoas
Rua XV de Janeiro, N° 11
Programação de quarta e quinta
Quarta-Feira Dia 31/08
19h - II conferência Municipal de Cultura
• Contextualização - Diretor de Economia da Cultura da SMC de Canoas, Eduardo Garcez Paim
19h30 - Sistema Nacional e Municipal de Cultura
• Proposições e importância do Sistema - Representante da Regional do MinC, Margarete de Moraes
20h30 - Plano Municipal de Cultura
• Proposições: Início dos debates sobre o plano
Quinta-Feira Dia 01/09
19h - Apresentação da Minuta de Lei do Plano Municipal de Cultura
19h30 - Proposta Setoriais no Plano Municipal de Cultura - SMC
• Debates Setoriais: Artes Visuais, Artesanato, Moda, Dança, Teatro, Circo, Artes Integradas, Audiovisual. Folclore e Tradição, Patrimônio Cultural, Capoeira, Carnaval, Musica, Livro, Leitura e Literatura
A proposta do Plano Municipal de Cultura, bem como o formulário para sugestões e alterações pode ser solicitada através do e-mail conferenciaculturacanoas@gmail.com
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234