Carregando! Por favor aguarde...
Em um confortável sofá, e com alguns toques na tela touchscren, o prefeito Jairo Jorge inaugurou, na noite desta quarta-feira, a Audioteca do Jazz. A música escolhida foi Just Squeeze Me, no instrumental do compositor norte-americano Charlie Byrd. A abertura de mais esse espaço na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, no dia em que esta unidade pública completa 45 anos, também anuncia um evento maior: em novembro próximo, a Audioteca do Jazz vai integrar a programação do Festival Canoas Jazz do Mercosul, a ser realizado em vários pontos da cidade.
Avanços
Durante a solenidade, que reuniu secretários, vereadores, além dos diretores e servidores da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, o prefeito lembrou a história, a importância e os avanços da biblioteca nesses 45 anos de existência. "Não existe uma cidade emancipada culturalmente sem biblioteca, mas também não existe mais a visão de livros inacessíveis. Por isso trabalhamos por tornar a biblioteca em um centro interativo de produção de cultura", observa.
O prefeito também cumprimentou a equipe da biblioteca e elogiou a dimensão adquirida por esse espaço, destacando a referência cultural da cidade na região. "Nós queremos fazer a diferença. Por isso fomos pioneiros com o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura (PMLL), e criamos as bibliotecas nas subprefeituras e as Bibliopraças", salientou.
Mudanças e melhorias
Para o secretário municipal de Cultura, Flávio Adonis, a inauguração do novo prédio na atual gestão municipal foi um marco decisivo no desenvolvimento desta unidade. "Desde 2009, trabalhamos com uma concepção de cultura como um serviço básico e o novo espaço também coincidiu com a maior captação de recursos para essa área". Após a solenidade, o público cantou os parabéns coletivamente e brindou o momento. Um bolo de aniversário e bebidas foram servidos aos presentes.
Em seguida o prefeito Jairo Jorge interagiu com o acervo da Audioteca do Jazz e conversou com o músico e pesquisador Sérgio Karan, curador do Canoas Jazz Festival e fez a seleção do acervo para a audioteca. "Procuramos contemplar as principais épocas desse gênero. Temos aqui canções que abrangem desde a década de 1920 a nossos dias", explicou. Lideranças referenciais, como o advogado Ayrton Palma da Silva (cujo pai foi homenageado com o nome a biblioteca), o titular da Coordenadoria Municipal de Integração Institucional, Luiz Possebon - presente na inauguração da primeira sede da unidade - também prestigiaram o evento.
Participaram, ainda, da solenidade os secretários municipais de Comunicação, Evandro Dias Gomes; da Secopa, Rita de Cássia, os vereadores Juares Hoy e Almiro Gherat (Cebola), a presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública João Palma da Silva, Maria Helena Loureiro Bauer, entre outros gestores públicos, escritores, artistas e lideranças locais.
A Auditoeca pode ser usada a partir de segunda-feira, 31, mediante um cadastramento especial, que pode ser feito no mesmo horário de expediente da Biblioteca (das 8h30 às 18h). Será exigido apenas documento de identidade. Serão disponibilizados aos frequentadores quatro computadores touchscren (sensíveis ao toque), com cadeiras estofadas, além de um acervo de autores nacionais e internacionais de jazz, com 654 títulos e vídeos deste e de outros gêneros.
Participaram ainda da solenidade os secretários municipais de Comunicação, Evandro Dias Gomes, da Secopa, Rita de Cássia, os vereadores Juarez Roy e Almiro Gherat (Cebola), a presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública João Palma da Silva (ABIP), Maria Helena Loureiro Bauer, entre outros gestores públicos, escritores, artistas e lideranças locais.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234