Carregando! Por favor aguarde...
O diálogo da arte com as temáticas sociais contemporâneas é uma das linhas predominantes entre as 12 propostas do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), que começam a ser desenvolvidas neste ano, conforme o edital 15/2010. Na área da música, por exemplo, o samba, o canto coral e o rock integram três desses projetos, sempre aliados a espaços e abordagens do cotidiano.
Serenatra de Samba
É o caso da produção do CD Uma Serenata de Samba, desenvolvida pelo produtor Antônio Pedro da Silva. Nesse projeto, Silva pretende dar mais visibilidade a 12 músicas inéditas do escritor, compositor e cantor canoense Etevaldo Silveira (FOTO). Considerado uma referência artística local, o trabalho de Silveira utiliza o samba como um instrumento de valorização histórica, por meio de experiências e costumes recriadas na voz dele.
Por outro gênero e sob uma linha ambientalista, o proponente Igor Nicolau da Silva Bueno também começa a desenvolver esse ano, por meio do PIC, o projeto "Canoas Cultivando Esperança".
Essa iniciativa consiste em uma série de shows da banda AudhaZ, abordando o cuidado com o meio ambiente, tratamento da água e desperdício de energia. Nesses shows, a banda oferecerá "sacolas ecológicas", a preço de custo.
Ainda no gênero musical, por meio do canto coral, o erudito, popular e folclórico integram a difusão dessa linguagem artística no projeto "Música nas Igrejas", desenvolvido por Leo Frederico Fuhr. Essa proposta, prevê 12 concertos didáticos com a Associação Canto Coral, sob a regência do Maestro Leo Fuhr, em diferentes bairros em espaços como igrejas e auditórios.
O que é o PIC
Desenvolvido pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, o Programa de Incentivo a Cultura fomenta a economia da cultura local e incentiva artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais, residentes em Canoas. Para isso, seleciona projetos de caráter estritamente artístico-cultural, de interesse público e que se destinem a incrementar a produção cultural local, a exibição, a utilização ou a circulação pública de bens culturais.
A partir de amplo debate com os segmentos artísticos locais, uma proposta de reformulação desse programa foi enviada à Câmara de Vereadores para ser votada nesta terça-feira, 14.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234