Carregando! Por favor aguarde...
Uma diversa programação vai marcar a partir do próximo dia 17 a Semana do Livro de Canoas. Palestras, contação de histórias, caminhadas, rodas de leitura, caminhada, entre outras atividades, vão ser realizadas nas quatro regiões da cidade. Paralelo a programação oficial, o Ponto de Cultura / Ponto de Leitura Guajuviras Centro de Artes também realiza atividades segmentadas naquele bairro, com o apio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernia Würth e a Casa do Poeta de Canoas.
Organizada anualmente pela Biblioteca Pública João Palma da Silva, essa iniciativa visa valorizar e fortalecer o hábito da leitura na cidade, bem como homenagear os agentes que atuam nessa área e escritores célebres da literatura, dentre eles, João Palma da Silva, o patrono da Biblioteca Pública Municipal cujo o nascimento também foi no mês de abril. Entre as atrações da programação da Semana do Livro de Canoas, está o aniversário do Boneco Juca, mascote oficial da biblioteca, popular entre estudantes de Canoas (Foto).
Programação da Semana do Livro de Canoas
17 de abril
15h - Contação de histórias no 1,2,3...Era uma vez...
Local: Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)
18 de abril
9h/14h - 14º Aniversário do Boneco Juca
Local: CSU Mathias Velho (Rua Rio Grande do Sul, 1790)
18 a 25 de abril
9h - Exposição de Livros danificados e livros restaurados/ Hospital dos Livros
Local: Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)
19 e 20 de Abril
8h/18h - Rodas de Leitura
Local: Escola Erna Wurth - CAIC (Av. 17 e Abril, s/n)
20 de abril
10h - Contação de histórias para as crianças hospitalizadas
Local: Ala Pediátrica do Hospital Universitário
22 de abril
13h - Brincando com Literatura
Local: Biblioparque no Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo)
23 de abril
9h - Distribuição de rosas aos sócios que retirarem livros neste dia
Local: Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)
14h - Distribuição de livros
Local: Praças centrais da cidade
25 de abril
14h - Clube de Leitura e Arte com a Escritora Ancila Dani
Local: Auditório da Biblioteca Pública (Rua Ipiranga, 105)
Programação Ponto de Cultura Associação Guajuviras Centro de Artes
19 de abril
9h/12h - 14h/17h - 19h30min/22h - Livros. Autógrafos; Encontros literários com Escritores e Poetas Canoenses; Oficinão de Violão e Teatro, ‘Grupo Vocal Guajuviras', Contação de Histórias (Agentes de Leitura), Contação de História (Contadoras do Guajuviras Centro de Artes), Música, Hip-hop, Exposição de Desenhos. Show com professores de música do GCA.
Local: EMEF Erna Würth
20 de abril
9h/12h - 14h/17h - 19h30min/22h - Livros. Autógrafos, Encontros literários com Escritores e Poetas Canoenses. Oficinão de Música e Teatro, Contação de História (Guajuviras Centro de Artes), Contação de História (Agentes de Leitura), Hip-hop. Shows com professores de música do GCA, Contação com Jonatan Ortiz (Conto "A Sombra" de Henrique Martins de Freitas).
21 de abril
9h - Caminhada Cultural pela Av.17 de abril, Praça Antônio Vianna (Praça da Brigada Militar), Praça da Gruta, Comtel, com doação de livros, revistas e gibis mais divulgação das atividades da associação Guajuviras Centro de Artes.
16h - Sarau (Literatura, Shows de Luiz Lisboa, Joice Rosiak, Filipe César, Gleydson Almeida, Renato Larrosa e artistas convidados. Exposição de Desenho c/ Daiane Irschlinger, Teatro c/ Ronaldo Ilha).
Local: Guajuviras Centro de Artes, Avenida 17 de Abril, 780/ Sobreloja.
São Jorge: Dia do livro e da rosa
O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicente Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês (Wiki).
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234