Carregando! Por favor aguarde...
A leitura como abordagem cultural - seja no conteúdo, na forma ou na linguagem - foi um dos pontos fortes entre os eventos e autores participantes da 28.ª Feira do Livro de Canoas durante esta quinta-feira, 15. Entre as "viagens literárias" do escritor Carlos Urbim e a abordagem étno-regional do paraense Daniel Munduruku, as centenas de estudantes que estiveram no Auditório Simões Lopes Neto (ASLN), na Praça da Bandeira, puderam conhecer e ouvir relatos sobre a criação de histórias em suas diferentes perspectivas.
Literatura e Conscientização
Com Carlos Urbim, a performance desse escritor correspondeu às expectativas do imaginário do público, predominantemente infantil, que lotou o ASLN. Com obras que lembram momentos e brincadeiras da infância, ele contou histórias e relacionou suas experiências para explicar como produziu seus livros. Já o escritor Daniel Munduruku se valeu de suas vivências e conhecimentos enquanto integrante de um povo indígena. Utilizando a língua de sua tribo, ele ensinou expressões e despertou a curiosidade sobre os costumes e tradições de sua cultura. "As crianças ainda tem uma visão fantasiosa das populações indígenas e considero a literatura como um instrumento pedagógico de conscientização para esclarecer alguns mitos", explica o escritor.
Durante a tarde também foi realizado o ato de doação de kits literários pela Corag para quatro escolas da cidade. Na ocasião, a editora da Corag, Maria Helena Bueno, e a chefe de gabinete desta instituição, Andrea Quevedo, entregaram ao secretário municipal de Cultura, Flávio Adonis, cerca de 500 estatutos do idoso - adaptado na linguagem do Cordel - além de 150 exemplares da revista cultural Fox e de obras literárias gaúchas. "Esse ato é parte de uma política da empresa, que tem envolvido a entrega de milhares de exemplares no Estado", explica a Maria Helena.
O ato contou com a partipação da assessora da Coorenadoria Municipal de Políticas para o Idoso, Margareth Azevedo, e coincide com o Dia Mundial de Conscientização contra a Violência ao Idoso, que também foi marcado por uma caminhada no Centro. Também realizaram encontros interativos ASLN os escritores Ilan Brenman e Kalunga. Logo mais, às 18h, no Café Literário tem o Hapy Hour com Mila Pulita. Já às 19h30 a Usina de Quadrinhos e Criatividade concentra a palestra "Turma da Mônica Jovem e Novos projetos, com Sidney Gusman, editor da Maurícuo de Souza Produções.
Vendas já superam 2011
Os números referente a dois dias antes do encerramento da feira, já apontam que as vendas superam o movimento do ano passado. De acordo a Diretoria de Economia da Cultura da SMC, até o final da noite de quinta-feira, 14, já haviam sido vendidos 21.184 livros, o equivalente a R$ 251.961,30 (no ano passado, durante toda a feira, foram movimentados 251.916,81). Ainda tendo como referência a última quinta-feira, participaram das atividades descentralizadas da feira um 22860 pessoas, sendo que circularam pelas bancas e locais de atividades cerca de 200.000 pessoas. Os números completos da feira serão divulgados no final da tarde deste sábado, após a solenidade de encerramento.
Confira as próximas atividades da tarde e noite desta sexta-feira:
17h
Lançamentos dos livros da Associação Canoense de Escritores (ACE)
Local: Auditório Simões Lopes Neto
17h
Lançamento do Livro Mulheres no Futebol, a inclusão do charme de Jober Teixeira Junior.
Local: Café Literário
18h
Happy Hour Mila Pulita
Local: Café Literário
18h30 - Projeto Cultura no Qoppa - Arte e Sabor: Palestra sobre Bullying e sessão de autógrafos do Livro "Violência? Privação de Amor", da Mari Gleide Maccari Soares
Local: Qoppa Restaurante
19h30min
Contação de histórias em sombras - Boneco Juca
Local: Auditório Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva
19h30min às 21h
Palestra - Turma da Mônica Jovem e Novos Projetos com Sidney Gusman - Editor da Maurício de Sousa Produções
Local: Usina de Quadrinhos
19h30min
Teatro O Pagador de Promessas - Dias Gomes - Coord. Profª Maria Alice (ULBRA)
Local: Auditório Simões Lopes Neto
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234