A exibição do filme Terra já está sendo trabalhada nas salas de aula de turmas escolares que irão assistir ao vídeo na Semana Interamericana da Água, que ocorre de 5 a 10. Segundo a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Estela Peuckert, a expectativa é que 2400 crianças compareçam ao Cinemark do Canoas Shopping nas seis sessões.
Nesta sexta-feira, 2, alunos de duas turmas da 4ª série da Escola Estadual Marechal Rondon, debateram o Guia de Atividades Educacionais propostos pela Disneynature. O material conta uma variedade de atividades envolventes para todas as idades, dispostas dentro dos cinco tópicos principais abordados na película: a Terra e o Sol, as grandes migrações, adaptação e habitat; predadores e presas e ciclos de vida.
A professora Salete Buchhorn, que leciona Ciências e Matemática nesta escola, avalia que os estudantes são receptivos às discussões envolvendo o meio ambiente. "Este tipo de trabalho em sala de aula com a utilização de um vídeo educacional desenvolve uma dinâmica interativa e didática", afirma.
"Já estamos trabalhando as questões referentes a vida do planeta durante as aulas. Quando trabalhamos Educação Ambiental, os alunos conseguem se enxergar como parte do meio ambiente", pondera Salete.
A ideia da professora é após os alunos assistirem ao filme voltar a trabalhar com eles o tema da água e do meio ambiente.
Josias Bervanger