Carregando! Por favor aguarde...
A pesquisa para identificar a necessidade, a viabilidade e as potencialidades de Canoas para a construção do Plano Diretor Cicloviário encerra-se nesta sexta-feira (22). Coordenada pelo Instituto Canoas XXI, ela é feita em duas modalidades: de campo, por 15 colaboradores que se deslocam para locais de grande circulação de bicicletas, como parques, praças e escolas; e online, com ficha disponível aqui.
O presidente do ICXXl, Celso Pitol, adianta que a pesquisa já identifica um número expressivo de ciclistas em Canoas, confirmando-se a necessidade do Plano Diretor Cicloviário. "Temos muitos ciclistas, principalmente nos bairros, o que aponta que estamos no caminho certo. Até a manhã desta segunda-feira mais de 400 questionários foram aplicados, com receptividade positiva", disse.
Outra fonte de participação da sociedade civil na construção do Plano Diretor Cicloviário de Canoas são os seminários e oficinas, realizados na cidade. O primeiro destes encontros foi realizado no final de julho, no Parque Municipal Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, com a presença de especialistas, gestores e lideranças da comunidade cicloviária local.
No dia 11 de agosto também foi realizada uma oficina com pessoas ligadas ao ciclismo. Encontros como este estão previstos para ocorrer no Centro e nos quatro Quadrantes de Canoas, ampliando-se a participação popular na condução do Plano Diretor Cicloviário.
Saiba mais
- O Plano Diretor Cicloviário de Canoas também promoverá a acessibilidade e a mobilidade dos usuários desse sistema, garantindo que os ciclistas alcancem facilmente seus destinos, e consigam deslocar-se com fluidez de um ponto a outro;
- A construção do Plano envolve quatro ações: as pesquisas e coleta de dados; o diagnóstico e projeto Funcional da rede cicloviária; o desenvolvimento do Programa Cicloviário e a constituição da proposta do Plano Cicloviário; e a Minuta do Projeto de Lei.
- De acordo com a empresa 3C Arquitetura e Urbanismo, contratada pela Prefeitura para elaborar o projeto do Plano Diretor Cicloviário, a previsão de conclusão deste trabalho está prevista para dezembro deste ano, quando será apresentada à comunidade em audiência pública.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234