Um importante passo foi dado nesta sexta-feira, 19, para trazer o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) para Canoas. O Seminário de Implementação do Cerest Regional, realizado na sede do INSS no município, discutiu políticas de saúde do trabalhador e estratégias para implementar uma unidade do centro na cidade.
Presentes no evento, os deputados federais Luís Carlos Busatto (PTB) e Marco Maia (PT) e o senador Paulo Paim (PT) se comprometeram em somar esforços para trazer para a cidade e região o espaço de saúde do trabalhador.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou na abertura das atividades que o seminário é uma demonstração de diálogo e da soma de esforços entre a sociedade civil, a prefeitura, os deputados e o senador canoense para implementar o Cerest no município.
"O nosso compromisso é fazer mudanças para melhorar Canoas. E fazer mudanças significa olhar para a Saúde do Trabalhador. Este é o dever da prefeitura. Vamos criar todas as condições necessárias para que esse centro se viabilize, beneficiando não só a nossa cidade mas toda a região", disse ele.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo, lembrou que, como educadora, sempre teve preocupação com a saúde do trabalhador. "Canoas irá buscar junto ao governo federal a viabilização deste Cerest", enfatizou Beth. Já o senador Paulo Paim enfatizou que a luta por melhores condições de trabalho é uma pauta antiga da sociedade e que o Cerest pode trazer um novo patamar em saúde para a região.
No Rio Grande do Sul existem apenas três unidades do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador: em Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Ao término do evento, ficou definido que uma comissão formada pelos municípios da região e por entidades presentes fará um diagnóstico sobre o tema e fomentará as tratativas para a implantação do Centro, que deverá ser um espaço para trabalhar a prevenção, educação e recuperação de doenças do trabalho.
Josias Bervanger