Em apenas uma semana, os cidadãos canoenses usuários do SUS provaram que estão empenhados em atualizar seus cadastros junto ao Sistema Único de Saúde: o setor da Secretaria da Saúde responsável pelo recadastramento que começou na última segunda-feira já computou duas mil atualizações. O atendimento está ocorrendo de segunda a segunda, das 9h às 19h, sem fechar ao meio dia. Aproximadamente 20 agentes trabalham para atualizar os dados até março, mesmo período em que o Tribunal Regional Eleitoral realiza o recadastramento biométrico para as eleições.
De acordo com Rosa Kulzer, coordenadora do recadastramento de saúde, o fluxo de pessoas tem sido constante durante toda a semana e as pessoas aproveitam o atendimento personalizado para esclarecer as mais diversas dúvidas. "As pessoas questionam a razão do recadastro e procuramos explicar que o SUS necessita de dados atualizados, como troca de endereços e mudanças de situação civil, por exemplo".
Para atualizar os dados junto ao SUS, o usuário deve apresentar os mesmos documentos que levará à Justiça Eleitoral: documento de identificação com foto e comprovante de residência. Se for naturalizado brasileiro, deverá apresentar ainda a portaria de naturalização. O cartão deve sempre ser apresentado nas consultas em Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, em todo o território nacional. Até o final da semana, a população será informada se o atendimento ocorrerá neste domingo, por causa do feriado de 15 de Novembro, Proclamação da República.
Cris Weber