Humanizar a saúde significa acolher e ser acolhido. A relação de gentileza entre o usuário do SUS e quem o atende é o tema principal do I Seminário de Humanização de Canoas, que foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira, 26. Reunindo profissionais em saúde, usuários e comunidade em geral, o encontro que ocorre no Salão de Atos do Centro Universitário LaSalle e segue durante todo o dia, promovendo diversas discussões sobre o assunto.
Na abertura, a Diretora da Diretoria de Políticas de Ações em Saúde, Miria Camargo, afirmou que a humanização é necessária desde o primeiro atendimento, ainda na unidade básica de saúde. "O SUS é o melhor plano de saúde que existe, um sistema que acolhe os usuários desde a UBS até a internação hospitalar, e mesmo depois, no processo de reabilitação". Já a coordenadora Estadual da Política Nacional de Humanização (PNH), Miriam Dias, parabenizou a administração pública pela iniciativa. "É um tema de relevância nacional e com estes debates, estamos valorizando as políticas públicas de saúde".
Representando o Ministério da Saúde, o consultor da PNH Eduardo Mendes Ribeiro acredita que é preciso avançar na produção de ações mais solidárias. "Precisamos promover isso entre equipes, usuários e todas as pessoas envolvidas". A Secretária da Saúde Beth Colombo destaca que o atual momento da saúde no país é ideal para discutir a humanização. "Canoas tem feito o \'tema de casa\' e desde que chegamos houve uma preocupação imediata de formar a equipe de relações pessoais e desde então, todos têm a responsabilidade e a consciência da missão que estão assumindo". Para ela, o processo de cura vai muito além dos medicamentos ministrados. "Precisamos parar de pensar a saúde apenas como um remédio. Iremos buscar a qualificação dos nossos parceiros para a atenção necessária a nossa comunidade".
O prefeito Jairo Jorge lembrou que o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde do município busca reestruturar um setor que apresenta déficit em todo o Brasil. "Ainda temos muitas dificuldades, mas estamos lutando para oferecer o melhor a nossos usuários. Os protagonistas desta transformação são nossos profissionais, que vão e devem ir além apenas do direito constitucional à saúde". O prefeito lembrou que o momento difícil enfrentado por quem está doente ou enfrenta doenças na família e mais um motivo para uma acolhida. "Todos que batem na porta das nossas unidades vivem um momento difícil, de drama. A acolhida é fundamental nestes casos, mesmo que nossos recursos sejam limitados". A abertura contou ainda com uma belíssima apresentação do coral de servidores da Secretaria da Saúde e da apresentação da música "Humaniza SUS".
Cris Weber