Uma Ação que envolveu 150 profissionais da saúde e que realizou 743 atendimentos. Esses são os números finais da Feira de Promoção da Saúde, atividade realizada nesta sexta-feira, 29, pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A Feira foi realizada durante todo o dia na Unidade Básica de Saúde União, no bairro Mathias Velho.
A população pode realizar testes sobre especialidades diversas, como oftalmologia, glicose, postura, ouvido e audição, além de orientações sobre doenças tais como diabetes, câncer de mama, e da memória, entre outras.
Em cada sala da UBS, grupos de cinco a oito profissionais como médicos e enfermeiros, atendiam os interessados, sem agendamento. Caso do auxiliar de segurança privada Edson Silva, 40 anos, que conduziu sua filha de 10 anos para exame oftalmológico. "É um caso de estrabismo e achei interessante poder receber o atendimento rapidamente", disse.
Trabalharam na ação 80 acadêmicos de medicina da Ulbra, além de 20 professores. Da Secretaria de Saúde foram 20 profissionais, enquanto que da UBS, 30 funcionários estiveram em atividade.
O QUE OFERECEU A FEIRA DE PROMOÇÃO À SAÚDE:
Temas abordados:
- Prevenção de acidentes domésticos
- Teste do olhinho
- Doença o refluxo gastroesofágico no bebê
- Cuidados com a postura
- Dor postural
- Atendimento primário
- Rastreio para doenças da memória
- Cirurgia para obesidade
- Lesões de pele
- Pé diabético
- Asma
- Hipertensão arterial
- Planejamento Familiar
- Doenças Sexualmente Transmissíveis
- Carteirinha do Idoso
- Prevenção do câncer de mama
- Exame de fundo de olho
Jesiel B. Saldanha