Carregando! Por favor aguarde...
Foram 568 inscritos que se mostraram indiferentes ao frio que fazia nesta noite de quarta-feira e participaram de mais uma noite histórica em Canoas. Componente do Orçamento Participativo, a assembleia da microrregião Mathias Velho/São Luis elegeu a ampliação do Centro de Educação e Inclusão e Acessibilidade de Canoas (CEIA) como obra campeã, com 280 votos. Como obra da cidade, foi a aquisição de equipamentos para Hospital Nossa Senhora das Graças que ficou em primeiro lugar, com 220 votos.
A mobilização estava anunciada minutos antes do início da assembleia, através de cartazes que defendiam algumas das demandas da noite, que colados nas paredes do ginásio da escola estadual Bento Gonçalves refletiam a legitimidade do OP Canoas. A participação também se comprovava a cada roda de conversa, onde era possível ver a articulação dos moradores para conseguir conquistar votos e concretizar a obra sonhada. Para a vice-prefeita Beth Colombo, que descreveu cada noite do OP como emocionante, é o momento em que se trabalha e se festeja junto, seja para eleger ou inaugurar uma obra. "Não nos encolhemos, nem no frio e nem no calor, para sairmos todos vitoriosos. Porque a conquista do OP é uma vitória do povo de Canoas", comemorou a também secretária da Saúde do município.
O prefeito Jairo Jorge, que salientou os investimentos destinados ao processo do Orçamento Participativo na cidade, totalizando R$16 milhões, detalhou as demandas eleitas pela região nas rodadas anteriores. Conforme ele, em 2010 foram 366 participantes na microrregião Mathias Velho/São Luiz. Também no ano passado, foi eleita a regularização fundiária da União dos Operários, cujo plano altimétrico se encontra em fase final, e a ampliação do CEIA/ADEVIC. Jairo arrancou aplausos ao anunciar a materialização de uma demanda história da comunidade do bairro Mathias Velho, a canalização da Vala da Curitiba, que inclui uma nova casa de bombas, o asfaltamento de 5km da via e a implantação de uma ciclovia. "Sabemos o quanto isso vai mudar a qualidade de vida do povo trabalhador da Mathias Velho", declarou o prefeito.
Além do prefeito e da vice-prefeita, participaram o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o líder do governo na Câmara, vereador Ivo Fiorotti (PT), o subprefeito Julio Ribeiro, o representante do Fórum de Delegados do OP, Jorge Porto, a diretora da escola Bento Gonçalves, Leoni de Conti, secretários, adjuntos e vereadores. O titular da pasta que organiza o Orçamento Participativo reforçou a importância da participação em todo o processo, já que as obras não eleitas nesta primeira etapa podem ser eleitas na próxima. "Existe a repescagem, que coloca as obras mais votadas nas assembleias para concorrer na segunda rodada, em setembro deste ano", afirmou Cardoso. Segundo ele, este momento em que os cidadãos poderiam estar em casa, mas estão praticando a democracia direta indo aos encontros do OP se classifica como o momento de decisão do futuro da cidade. "É quando vocês fazem a escolha e o poder executivo tem a tarefa de concretizar", finalizou.
Regimento Interno
Todos participantes receberam, no ato de inscrição na assembleia, o Regimento Interno do OP, lançado recentemente pela administração municipal. Nesta noite, foi aplicado o regime para valorizar o voto de cada inscrito que participou de fato do evento. Conforme o coordenador do OP, Célio Piovesan, segundo o parágrafo 6 do artigo 28 do regimento, "todo cidadão canoense terá direito de votar uma única vez em cada etapa, e somente em uma microrregião". Sendo assim, o que caracteriza uma assembleia é o cidadão se credenciar e permanecer, não podendo repassar o voto para outra pessoa. "Cada um tem direito ao voto se permanecer na assembleia; votar e ir embora é só na segunda rodada", esclareceu ele.
A assembleia da microrregião Mathias Velho/São Luis também elegeu 16 delegados, que a partir de agora tem como missão fiscalizar e acompanhar todo o processo do OP na localidade. O segundo lugar da obra para a microrregião ficou para a construção de uma sala múltipla na EMEI Vó Inezinha e reforma dos banheiros da EMEI Pingo de Gente, com 98 votos, e a segunda posição da obra para a cidade, a criação de um centro de comercialização de Economia Solidária, contou com 218 votos.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234