Carregando! Por favor aguarde...
Na Audiência Pública Municipal do Orçamento Participativo do Estado do Rio Grande do Sul (OP/RS), na noite desta quinta-feira (27), foram definidas as demandas de Canoas a serem apresentadas no processo de debate e deliberação popular. A audiência foi preparativa ao OP Estadual 2014/2015, que se realizada nos dias 2, 3 e 4 de junho, pela Internet, e no dia 4, de forma presencial.
O encontro promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SMRI), com 270 participantes, ocorreu no salão da Paróquia São Luiz Gonzaga, no Centro, com a eleição de dez delegados titulares e quatro suplentes. Eles vão representar a cidade no processo do OP estadual.
O diretor de Relações Comunitárias da SMRI, Oli Borges, avaliou o resultado como positivo. "Foi importante a presença da comunidade nesse processo democrático, que contribui para a melhor qualificação da nossa cidade", ressaltou.
Comunidade presente
O secretário de Relações Institucionais, Célio Piovesan, destacou a audiência do OP do Estado como uma grande articulação de políticas públicas de participação, em nível local e estadual. "A presença da comunidade demonstra que a população canoense aderiu ao sistema, colocando Canoas entre as cidades de maior mobilização na consulta popular", disse.
Demandas eleitas na audiência
Saúde
Recursos para o Hospital Nossa Senhora das Graças;
Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Política para as Mulheres: Construção do Centro de Referência para Mulheres;
Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Castração de cães e gatos e construção de Herbário no Capão do Corvo.
Cultura
Construção e reforma de espaços culturais.
Esporte
Cobertura e piso de quadra de esportes no Bairro Olaria.
Desenvolvimento Econômico
Centro de Comercialização para Economia Solidária.
Desenvolvimento Social
Criação do Restaurante Popular.
Segurança Pública
Kit de segurança para a Polícia Civil (Viatura Leve e Barco de Alumínio com motor para Corpo de Bombeiros).
Educação
Equipamento e mobiliário para as Escolas Estaduais Germano Witrock, Vitor Hugo Ludwig e Álvaro Moreira.
Regularização Fundiária
Bairro Olaria - Loteamento São José.
Delegados eleitos
Titulares
Rodrigo Melo Paredi
Margarete Maciel
Leidi Rosa da Silva
Leandro Becker
Pedro Fagundes
Maria Isabel Marques
José dos Santos
Lia Isabel Lopes
Valoir Mendes
Juliano Silva
Suplentes
Maria Eunice Wolf
Alcindo Pereira
Neidi Silva
Ana Flores Mendes
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234