Carregando! Por favor aguarde...
Por maioria de votos, a comunidade da microregião Nossa Senhora das Graças (bairro Nossa Senhora das Graças, Chácara Barreto, Vila Ideal e Vila Capri), escolheu a construção de novas salas para a escola municipal Jacob Longoni como a obra prioritária do Orçamento Participativo (OP) 2011 na região. A Prefeitura irá destinar R$ 500 mil para a execução. A obra escolhida para a cidade foi a compra de equipamentos para o Hospital Nossa Senhora das Graças.
A plenária e a votação aconteceram na noite de segunda-feira, 13, na sede da Associação dos Moradores do Jardim Ideal. Ao todo o processo teve a participação de 508 inscritos. Foram escolhidos nove delegados para acompanhar o processo pela micro região.
A atividade teve a participação do prefeito Jairo Jorge; da vice Beth Colombo; do secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso e o sub prefeito da região Sudeste Paulo Accineli. O vereador Juarez Hoy também esteve presente. Esta foi a última das plenárias da região Sudeste nesta primeira etapa do OP 2011.
PARTICIPAÇÃO
Destaque em votos, a obra escolhida como prioritária teve a participação da comunidade local e escolar da Jacob Longoni, que se mobilizou para garantir que os recursos fossem destinados a construção de novas salas de aula, uma vez que a escola ainda possui salas de madeira.
Conforme o coordenador de Relações Comunitárias da Secretaria Municipal das Relações Institucionais, Célio Piovesan, a mobilização foi fundamental para que os votos fossem para a obra na escola.
Ele explica que o processo de participação inicia com a consulta entre delegados do OP, lideranças comunitárias, associações de bairro, representantes de escolas e entidades, postos de saúde e grupos comunitários, sobre o diagnóstico das necessidades da região. "Mas também pode-se apresentar uma proposta individualmente, o que não quer dizer que será a escolhida pois para ter maioria nos votos é preciso que ocorra a mobilização", disse. Essa mobilização é a construção coletiva de uma demanda, que será defendida na plenária, e se for a mais votada, executada.
Célio observa ainda que o OP tem outro papel importante que é o de aproximar a população, suas demandas e necessidades da região, com administração municipal, num diálogo de participação, que se dá pela exposição das demandas e sua defesa.
Das 15 plenárias desta primeira rodada do OP 2011, 13 já foram realizadas. Nesta terça-feira, 14, é a vez da microregião Igara decidir a obra mais importante eleita pela comunidade. O encontro acontecerá no Centro Olímpico Municipal a partir das 19 horas. Na quarta-feira a microregião Santo Operário encerra o processo, em encontro no salão da comunidade Jesus Operário.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234