Carregando! Por favor aguarde...
Com a finalidade de debater as políticas públicas de participação popular, foi realizado nesta sexta-feira, 27, o Seminário Democracia e Participação Cidadã no Contexto Mundial e Local, no auditório Sady Fontoura Schwitz da Prefeitura. O evento, organizado pela Secretaria Municipal das Relações Institucionais, integra as atividades do Fórum Social Temático, que se encerra neste sábado, 28.
Desafio
Na abertura, o prefeito Jairo Jorge falou sobre a falta de interesse das pessoas pela política, que considera ferramenta para a solução de problemas comuns. Também abordou a importância da participação da população nas decisões do governo municipal. "Este é um desafio, a construção da democracia por meio do debate entre governo e cidadãos. Um sistema em que sejam escolhidas em conjunto as melhores decisões para a cidade", afirmou.
No evento, o secretário estadual de Planejamento e Gestão, João Motta, expôs modelos de participação popular adotados no Rio Grande do Sul e no Brasil. O papel da democracia nas questões mundiais foi tema do doutor em Planejamento Urbano, Territorial e Ambiental, Giovanni Alegretti.
Estado
Representando a Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, Davi Schimitz informou que está sendo viabilizado um sistema de participação estadual para que governo, municípios e a comunidade estabeleçam aproximação e diálogo. "Será criado um calendário Anual Estrutural do Governo, para potencializar e preparar melhor os gestores para resolver os problemas de cada região com mais eficiência."
Estiveram presentes a vice-prefeita e secretária da Saúde, Beth Colombo, o líder de governo na Câmara, vereador Ivo Fiorotti; a coordenadora da Rede Brasileira do Orçamento Participativo, Cátia Lima; o coordenador do Seminário e diretor de Relações Institucionais, Célio Piovesan, secretários e autoridades municipais, além de conselheiros do Orçamento Participativo.
Gestão participativa
O secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, apresentou o sistema de participação popular de Canoas, a formação da cultura participativa, por meio dos projetos e programas de Canoas: Orçamento Participativo, Plenárias de Serviços, Prefeitura na Rua, Ágora Virtual, Audiências Públicas, Congresso da Cidade, Conselhos Municipais e Conselho de Desenvolvimento Econômico. "Estamos avançando no processo de contribuição da comunidade, iniciado há três anos em Canoas. Esta é uma gestão participativa", falou o secretário Mário.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234