Carregando! Por favor aguarde...
A Escola de Qualificação de Trabalhadores Domésticos de Canoas - Qualilar está com inscrições abertas para a terceira turma. Interessadas podem se cadastrar no local, Rua Passo Fundo 730, Bairro Mathias Velho. O público alvo são mulheres com mais de 18 anos, que tenha experiência como empregada doméstica ou diarista e que sejam moradoras de Canoas ou região. As alunas inscritas recebem auxílio mensal de R$ 100, cesta básica, passagem e lanche.
O início das aulas está previsto para o dia 19 de novembro. Mais informações pelo telefone: 3472.6068. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Inovação (SMPEI), através da Diretoria de Economia Criativa e pelo Movimento Ação por Canoas- MACA e conta também com a parceria do SENAC-Canoas.
Banco de empregadores
Para quem quiser contratar as alunas da Qualilar, após a conclusão da capacitação, podem participar do "Banco de Patrões". Interessados podem preencher o formulário disponível no portal da Prefeitura de Canoas, através do link http://www.canoas.rs.gov.br/site/home/pagina/idDep/29/id/133 ou entrar em contato com a SMPEI, no telefone 3472 6068.
Qualificação
O curso é gratuito, ministrado pelo Senac/Canoas, tem duração de 4 meses, com carga horária de 200 horas e mais atividades extras. A capacitação é divida em oito módulos: Mundo do Trabalho; Educação Ambiental e Cidadania; Relações Humanas e Ética; Segurança do Trabalho; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; e Processo de Trabalho (práticas do trabalho doméstico). As aulas são realizadas terças, quartas e quintas-feiras, no turno da manhã (8h às 12h) e tarde (13h30 às 17h30).
A qualificação tem como objetivo formar uma profissional completa, para cumprir todas as atividades previstas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O método utilizado é do "aprender fazendo", em que o profissional aprende de forma vivencial as tarefas diárias de trabalho.
Estrutura
A casa-escola possui auditório, vestiários, lavanderia, cozinha, rouparia, despensa, banheiro, sala de jantar, sala de estar, dormitório de casal, escritório. No local também foram construídas salas destinadas ao MACA (Movimento Ação por Canoas).
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234