Carregando! Por favor aguarde...
A Semana do Nacional Trânsito de Canoas ocorrerá de 18 a 25 de setembro com diversas ações voltadas à educação no trânsito, primando a segurança e o cuidado com a vida. A programação contará com blitz educativa, palestras e teatro. O slogan deste ano será "Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: seja você a mudança". O foco será a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes.
Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, tem o objetivo de conscientizar a sociedade, da segurança, do cuidado com a vida, garantindo o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos. O Brasil é dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem mais de 40 mil pessoas por ano. "Para melhorar essas estatísticas, é preciso mudar as atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito", destacou o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Oswaldo Steffen.
Dia Mundial Sem Carro
As atividades programadas para a Semana Nacional do Trânsito em Canoas são realizadas pela Unidade de Educação para o Trânsito. Elas integram ações como o Dia Mundial Sem Carro, no dia 22 de setembro. Incentivar outras alternativas de mobilidade como caminhar, pedalar e o transporte coletivo. Além de emitir menos poluentes na atmosfera, este dia contribui também para a promoção da mobilidade urbana, o que proporciona uma melhoria na qualidade de vida para a população e da saúde da pessoa.
Cronograma
18/9 (sexta-feira) - das 21 às 23h30
Madrugada Viva blitz nos bares de Canoas com o grupo do núcleo Vida Urgente do La Salle e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio André leão Puente, empresas parceiras da unidade e cinco centros de Formação de Condutores (CFCs) da cidade.
19/9 (sábado) - 9h
Panfletagem no Parque Eduardo Gomes dentro da Semana Farroupilha.
21/9 (segunda-feira)
Manhã - distribuição de material educativo no centro dirigido ao Dia Mundial Sem Carro
locais. Passarela do Calçadão, Esquina da Rua Fioravante Milanez com a 15 de Janeiro, e na esquina das ruas frei orlando e 15 de janeiro.
19h- Abertura oficial da Semana de Trânsito, no Auditório Sady Schiwitz, com a palestra do sociólogo especialista em educação no trânsito Eduardo Biavati.
22/9 (terça-feira)
9h - Blitz educativa com as empresas parceiras e CFCs da cidade, na Avenida Inconfidência
Dia Mundial Sem Carro.
23/9 (quarta-feira) - 14h30
Teatro na sede da Fundação Thiago Gonzaga para os alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Guajuviras e Rio Grande do Sul, em duas sessões.
24/9 (quinta-feira) - 11h30
Blitz em frente à Escola Barão de Mauá em conjunto com alunos do grupo Tribos da escola.
25/9 (sexta-feira)
8h - Palestra de direção defensiva no Moinho Trevo Sul
Das 11h30 às 13h30 - Blitz Educativa em frente ao Unilasalle com alunos do núcleo Vida Urgente.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234