Carregando! Por favor aguarde...
Na manhã de hoje, agentes de trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade participaram da Blitz de Carnaval em frente ao La Salle, na avenida Victor Barreto. Durante uma hora e meia, condutores foram abordados pela equipe na ação de caráter educativo, iniciativa da diretoria de Trânsito e da equipe de Educação no Trânsito. Os agentes também verificaram a documentação e o uso do cinto de segurança. No caso de não utilização do cinto e da cadeira para crianças, o motorista abordado era convidado a assistir a um vídeo produzido pela equipe de Educação no Trânsito da SMTM. Os condutores que negaram o convite sairam com as autuações; enquanto quem viu o filme foi posteriormente liberado pelos agentes.
Criado e editado pela equipe de Educação no Trânsito, o vídeo é um dos materiais audiovisuais produzidos para chamar a atenção das pessoas envolvidas com o dia-a-dia no trânsito. "O filme é direcionado, principalmente, à responsabilidade, ao direito e ao dever que todos temos em relação ao trânsito.
Lembrando que neste feriado todos somos responsáveis por preservar nossa vida e das pessoas que amamos", explicou a gerente da equipe Tatiana Cenci dos Santos.
Hélio Sansone de Almeida costuma encontrar dificuldade para convencer o filho de quatro anos a ficar na cadeirinha. Na blitz de hoje, foi abordado por estar com a criança sem segurança no carro. Após orientações do agente de trânsito e da exibição do vídeo, o pequeno David prometeu ao pai se comportar no carro. Também assistiram ao filme os irmãos Guilherme e Jeison Girardi, ambos sem cinto ao passar pela fiscalização. Conforme Guilherme, que dirige há cerca de oito meses, eles tinham recém-entrado no carro e não teria dado tempo de colocar o cinto. "Sempre pensamos que não vai acontecer conosco, mas sofri um acidente há quatro meses e fui parar no vidro do carro", contou Guilherme.
A ação resultou em onze autuações, por motivos como falta de cinto de segurança e documentação vencida, entre outros, e 25 pessoas foram encaminhadas a assistir ao vídeo de conscientização. Ainda durante a blitz, três carros foram guinchados. Estavam estacionados em frente ao La Salle por mais de 15 minutos - tempo máximo permitido. Frequentemente, são realizadas ações pela equipe de Educação no Trânsito, iniciativas que buscam, conforme a gestora Tatiana, frizar a importância de todos na construção de um trânsito mais seguro, com menos mortes e menos tragédias.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234