Um espaço montado no Calçadão do centro da cidade agrega centenas de expectativas e desejos para o futuro de Canoas desde o último dia 22. Denominado Hangar 2021, é ali que os sonhos de muitos canoenses estiveram expostos através de trabalhos de alunos das escolas do município e de vídeos com depoimentos gravados na chamada "Caixa do Futuro". Nesta tarde, antes da desmontagem da estrutura, o prefeito Jairo Jorge visitou o Hangar do 1º Congresso da Cidade.
Com o secretário adjunto de Relações Institucionais Anderson Fraga, o diretor de Ações Institucionais da SMRI, Antonio Alberto dos Santos, o presidente da União das Associações de Moradores de Canoas (UAMCA) José Alvarez Rocha e o representante do Sindicato dos Comerciários Antonio Federizzi, Jairo Jorge observou as inúmeras colaborações dos canoenses espalhadas pelo hangar. Vislumbrando os próximos anos da cidade em que nasceram ou que escolheram para viver, os moradores que escreveram suas redações ou gravaram seus depoimentos participaram efetivamente do 1º Congresso, que desde o final do ano passado acumula sugestões para a estratégia do futuro de Canoas e que culmina nos dias 14 e 15 de abril.
Durante aproximadamente uma semana, o Hangar do 1º Congresso da Cidade esteve de portas abertas à comunidade. Quem passava por um dos pontos mais movimentados do município, o Calçadão, era convidado a conhecer o espaço e, mais ainda, a se envolver com o projeto de futuro de Canoas. Tem início hoje a rodada de plenárias regionais do Congresso, no CTG Piazitos do Sul, no bairro Rio Branco, às 18h30. Os encontros seguem até quinta-feira, cada dia em um quadrante.
Amanda Utzig Zulke