Carregando! Por favor aguarde...
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) apresentou proposta de reassentamento apresentou proposta de reassentamento - através do Programa Minha Casa, Minha Vida - às 180 famílias do Bairro Mato Grande. A reunião, que é a primeira do órgão público com as famílias, ocorreu na noite desta quinta-feira (27), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Cirne Lima, localizada na Rua Maria Isabel, no Bairro Mato Grande, Quadrante Noroeste da cidade.
O motivo da realocação se deve à necessidade de ampliação da Rua Maria Isabel, que interliga o Bairro Mathias Velho à BR 448. Além disso, estes moradores e os que vivem na área na Rua Elisabeth Finkler terão a oportunidade de adquirir uma casa definitiva com escrituração do imóvel, pois todos são ocupantes da área há mais de 30 anos.
De acordo com a SMDUH, o bem-estar destas famílias, uma melhor qualidade e a perspectiva de vida, com melhor acesso ao transporte, segurança, além da ampliação da Rua Maria Isabel, são motivos para reassentamento. No final da reunião foi acordada a criação de uma comissão de moradores para fiscalizar a obra habitacional.
Projeto prevê 180 casas
A proposta de projeto habitacional foi apresentado pela titualar da SMDUH, Joceane Gasparetto. No projeto está prevista a construção de 180 casas, de 40 metros quadrados cada, com acessibilidade, dois quartos, banheiro, cozinha, sala e pátio. O reassentamento das famílias é resultados das demandas encaminhadas pela comunidade nas plenárias de serviços.
Na área adquirida pelo poder público para construir o loteamento, que será bem próxima do local onde as famílias vivem atualmente, estão previstas ruas pavimentadas, com saneamento básico, iluminação pública e praças, além da ampliação da Escola Rui Cirne Lima e a construção de uma unidade básica de saúde. O projeto ainda prevê lotes maiores destinados aos estabelecimentos comerciais já existentes.
Na reunião, a equipe da Secretaria Municipal de Obras informou aos moradores que fará a pavimentação provisória com meio-fio nos 1,4 mil metros da Rua Maria Isabel, para evitar transtornos à comunidade. A SMDUH salientou que o programa habitacional foi baseado no relatório que diagnosticou o perfil das famílias que vivem naquela região.
Depoimentos
A dona de Casa, Neli do Amaral, 57 anos, mora há 34 em uma casa localizada na Rua Maria Isabel. Para ela, o empreendimento habitacional vai melhorar a qualidade de vida dela e da família.
Para o trabalhador Adroaldo Oliveira da Silva, 42 anos, que é pai de três filhos, uma nova moradia para a família, é muito bom e importante e a garantia de uma vida mais estável.
Perfil das famílias
- 27 famílias possuem estabelecimentos comerciais; 817 possuem animais (cachorro, gato, galinha, cavalo e pato). Ao todo são 561 pessoas, com idade média de 38 anos. Destes, 130 são moradores da Rua Maria Isabel e 45 da Rua Elisabeth Finkler.
As famílias são integradas, em média, por cinco pessoas. E a renda familiar delas está em torno de R$ 1.200,00 reais. Além disso, 50 por cento vivem há mais de 10 anos na região.
Cronograma
O próximo encontro com as 180 famílias ocorrerá no dia 6 de março, na Escola Rui Cirne Lima. Neste dia serão realizadas oficinas de sensibilização, fortalecimento de vínculos e construção de uma nova realidade de habitação social.
Presentes na reunião representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Relações Institucionais, Obras, Transporte, Segurança Pública e comunidade do Mato Grande.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234