Grupos artísticos e de produção cultural canoenses receberão na próxima terça-feira, a certificação do projeto Microcrédito Cultural. São 47 artistas selecionados que receberão o aporte financeiro de R$ 3 mil cada. O dinheiro deverá ser utilizado para o fomento da atividade artística/cultural de cada um, e posteriormente, essas intervenções serão apresentadas à população canoense em eventos diversos.
A iniciativa inédita de fomento cultural é da prefeitura, e tem a proposta de fortalecer a produção cultural, incentivar os artistas locais, além de expandir os acessos a essas criações.
O projeto foi lançado em dezembro de 2009, através de edital público. Foram 79 inscritos, dos quais 47 foram selecionados. Os projetos enquadram-se em nove distintas áreas culturais:
- artes visuais (5 selecionados);
- artes cênicas (1 selecionado);
- artes integradas (8 selecionados);
- audiovisual (3 selecionados);
- música (14 selecionados);
- dança (3 selecionados);
- livro, leitura e literatura (8 selecionados);
- patrimônio cultural (4 selecionados);
- tradição e folclore (1 selecionado).
Para o titular da SMC, Jéferson Assumção, "o Microcrédito foi pensado de modo a beneficiar o artista canoense nas duas pontas do processo: o fomento, para dar impulso à sua produção, e a contrapartida - momento em que os selecionados farão apresentações e/ou atividades de integração com a comunidade - para dar visibilidade.", resume.
O diretor de Economia da Cultura da SMC, Eduardo Garcez Paim completa que, neste sentido, o Microcrédito Cultural surge como instrumento para a ampliação das produções culturais, gerando sustentabilidade e diversidade cultural, ação que contempla tanto os produtores de arte que passam a ter oportunidade de execução e conclusão de seus trabalhos com geração de renda, como as comunidades, que passam a acessar novos e diversificados produtos e equipamentos culturais, essenciais à promoção da inclusão social.
Jesiel B. Saldanha