O sorriso tímido no rosto das crianças, assim como a curiosidade demonstrada a cada palavra da brinquedista, deixa evidente a importância de um projeto específico para estes pequenos cidadãos. Borboletas: Metamorfoses da Infância teve seu primeiro encontro nesta terça-feira, 23, no CRAS Niterói, e já sinaliza o grau de relevância que deve ter na vida das famílias dos integrantes.
Inspirado em projeto do CRAS Harmonia, o Borboletas tem como objetivo propiciar um espaço lúdico de desenvolvimento a crianças de seis a 12 anos. Despertar valores sobre temas como drogas, sexualidade, família e importância do estudo é outro mote desenvolvido no encontro, que acontece nas terças e quintas-feiras, das 14h às 16h.
Segundo a assistente social e coordenadora do CRAS Niterói, Emanuele Volker, as reuniões são divididas em dois momentos: no primeiro, a brinquedista desenvolve a parte lúdica, com brincadeiras e ações que promovam a sociabilidade das crianças. Após, entram em cena uma assistente social e uma psicóloga, que trabalham temas específicos com os participantes mirins, muitas vezes delegados por eles mesmos.
Ao todo, 15 crianças são contempladas pelo projeto, que tem duração de três meses. Depois disso, outros participantes entram no Borboletas. Caso algum tenha necessidade de continuar, em função de condições pessoais, o caso é avaliado pela assistente social e o integrante pode continuar no programa. Conforme Emanuele, "é importante lembrar que as famílias precisam ser cadastradas no CRAS para participar do projeto ou encaminhar outras demandas".
A secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, prestigiou o primeiro encontro. Para ela, o projeto é muito bonito e propicia uma vivência sadia para as crianças. "É um espaço importantíssimo de formação de caráter, que contribui tanto na vida das crianças como na comunidade". Márcia também ressaltou que, mesmo com dificuldades de estrutura, a equipe do CRAS Niterói está de parabéns pelo trabalho desenvolvido.
Amanda Utzig Zulke