Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 19, o prefeito Jairo Jorge empossou os Conselheiros Tutelares e suplentes eleitos em julho passado, além de também dar posse ao colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para o triênio 2011-2013. A atividade foi realizada no auditório Sady Schvitz, no Paço Municipal.
O prefeito Jairo Jorge destacou aos presentes um pouco das mudanças históricas condicionadas às crianças e adolescentes a partir da criação do ECA. "Antes do Estatuto da Criança e do Adolescente, os jovens dividiam celas de delegacia, eram tratados como delinqüentes", contou. O prefeito ressaltou que quando o ECA "nasceu" Canoas foi uma das cidades pioneiras na implantação de seu conselho municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.
Jairo Jorge também observou que os cuidados com os jovens e crianças vão além. "Esses cuidados incluem ações em segurança, inclusão, saúde, educação e cidadania", completou.
Estiveram presentes na solenidade, o deputado Estadual Nelsinho Metalúrgico, a secretária de Desenvolvimento Social de Canoas, Márcia Falcão e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, César Moreira.
CONSELHEIROS
Os 10 Conselheiros Tutelares e os 10 suplentes foram eleitos em julho, no pleito onde 23 candidatos disputaram as vagas. Foram contabilizados 21 mil votos em 43 locais de votação.
Os novos representantes têm mandato de três anos.
Os conselheiros serão lotados nas duas microrregiões da cidade. A unidade 1 atende a comunidade dos quadrantes Noroeste e Sudoeste e a unidade 2, a população da Nordeste e Sudeste.
Locais de atendimento:
- Microrregião 1
Rua Victor Kessler, 131- Centro
Telefone: 3472-3344
- Microrregião 2
Rua Santos Ferreira, 1058- Marechal Rondon
Telefone: 3476-9709
_______________________________________________________
ELEITOS:
_______________________________________________________
- Rogerio Bahi Beah
- Viviane Correa Doss
- Fabiane Machado Saft
- ELisete Schimit da Silva
- Diego Riquinho dos Santos
- Carmem Conceição S. Bois
- Carla Oliveira Dorneles
- Luciana Mediana dos Santos
- Maria Eroni Souza de Oliveira
- Flavia da Silva Gonçalves
_______________________________________________________
SUPLENTES:
_______________________________________________________
- Rodrigo Silva Souzqa
- Graziella Santos Calefari Blanco
- Carmem Lucia Ribello Nunes
- Zenaide Carbvalho da Silva
- Veriane Almeida de Oliveira
- Neuza Regina Kaspary
- Alessandra Machado Nobre
- Isabel Cristina dos Santos
- Rosane Prates da Silva
- Carla Freitas da Silva
Os novos componentes do colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), também assumiram nesta sexta-feira, e atuarão no período 2011-2013.
COMDICA:
- Telassim Fernandes Lewandowski - Gabinete do Prefeito (suplente: Rosane Rosa Dutra)
- Maristela Mignot -Secretaria de Desenvolvimento Social (suplente: Ivone Margarete Reis)
- Izabel Cristina Marques - Secretaria da Saúde (suplente: Lenita Queiroz Andreazza)
- Angelita Márcia Michelon - Secretaria de Educação (suplente: Rosemari Dutra)
- Maria Luiza Jobim - Procuradoria Geral (suplente: Alice Resadori)
- Amanda Mina Fonseca - Secretaria da Fazenda (suplente: Valquíria Fischer)
- Ivone Zordi - Lar da Solidariedade (suplente: Lilamar Oliveira)
- Maria da Graça Flach - CICs (suplente: Jeane Kich)
- Simone Alves - Instituto Pestallozzi (suplente: Eleni Freitas)
- Hélio Gomes dos Santos - Associação Espírita Caminhos da Paz (suplente: Helio Marcos dos Santos)
- Nara Regina Azevedo - OAB/Canoas (suplente: Charles Pacheco)
- Luzia Tavares de Oliveira - Sociedade Sulina Divina Providência (suplente: Lenise Maria Ribas)
- Luciana Alberton Pereira - Instituto Amigos da Casa Lar (suplente: Cleny Timm)
POSTAGEM: Jesiel B. Saldanha