Carregando! Por favor aguarde...
Na manhã desta sexta-feira, 28, ocorreu reunião entre o secretário municipal de Educação, Eliezer Pacheco, a delegada da Polícia Civil, Sabrina Deffente, e os representantes das Coordenadorias do Idoso, Bem Estar Animal, das Mulheres, Juventude, Pessoa com Deficiência e Diversidades. Na pauta o projeto Transversalizando a Paz, lançado oficialmente durante a 29ª Feira do Livro de Canoas.
Nos próximos dias deverão ser definidas as escolas que participarão do projeto. Há possibilidade que sejam as mesmas 16 que estão sendo pactuadas para fazer parte do projeto federal Saúde na Escola (neste ano foram pactuadas 16 escolas de Ensino Fundamental e cinco da Educação Infantil). Ficou definido que a Secretaria Municipal de Educação agendará reunião com a coordenadora do projeto na Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário Eliezer agradeceu a colaboração que o projeto da delegada Sabrina está trazendo para a rede de ensino de Canoas. "Precisamos avançar na cultura da paz. Hoje os professores não estão preparados para tratar com assuntos referentes à violência, nem a licenciatura os prepara para isso", explicou. Segundo ele, os professores deveriam ser capacitados para identificar os alunos que estão enfrentando situações de violência, porque eles apresentam comportamentos típicos. "Os professores precisam saber como proceder e não ter medo de denunciar", afirmou.
A delegada Sabrina falou sobre a parceria do município com o projeto Transversalizando a Paz. "Estou há anos na Polícia Civil e foi a primeira vez que uma cidade nos deu apoio. A Prefeitura está engajada para que este projeto dê certo", comentou. O policial da 3ª Delegacia de Polícia, Moyses Lopes Prates, comentou sobre a importância da prevenção. "É mais fácil prevenir trabalhando com estes alunos que estão formando seu caráter, do que tratar quem já está num estado avançado de violência".
PROJETO:
O Transversalizando a Paz é a segunda fase do projeto que, no início deste ano, implantou o Cartório Especializado para Vítimas de Homofobia e Racismo em Canoas. Passados quase três meses da implantação, foi detectado que a prevenção é uma das soluções para evitar os crimes de homofobia, preconceito religioso, racial e contra pessoas com deficiência e crimes contra os animais.
A ideia do projeto é levar palestras, workshops e oficinas para dentro das escolas, com a participação da Polícia Civil, coordenadorias municipais e secretarias municipais de Educação e Segurança Pública. A intenção é esclarecer os alunos, orientá-los, direcioná-los, levando o Estado até os grupos vulneráveis.
A SME desenvolve desde 2009 o projeto interministerial Saúde e Prevenção nas escolas. Em 2012, começou a funcionar a Caravana da Prevenção e Cidadania, que leva serviços municipais para dentro das escolas que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de esclarecer os estudantes sobre assuntos relacionados a sexualidade, HIV/Aids, uso de drogas e outros. A partir do projeto Transversalizando a Paz, será realizado neste ano uma Semana Interna de Prevenção, também nas escolas com EJA.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234