Carregando! Por favor aguarde...
A Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, da Prefeitura de Canoas, ofereceu curso de acolhimento às mulheres vítimas de violência, na manhã desta terça-feira, 17, para policiais civis. Realizado na Academia de Polícia Civil do RS (Acadepol), em Porto Alegre, ele começou no dia 3 deste, tendo aulas também no dia 9. Até o encerramento, no dia 23 deste mês, 960 policiais civis gaúchos estarão capacitados.
O evento favorece a troca de experiências da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência contra as mulheres no Rio Grande do Sul, a partir da parceria da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e Governo Federal.
Experiências
O curso, nesta terça-feira, foi conduzido pela coordenadora de Políticas para as Mulheres, Márcia Falcão, que relatou experiências em Canoas. Segundo ela, direitos humanos, metodologia de articulação e fortalecimento de redes de enfrentamento da violência são universos que precisam ser compreendidos em casa e em família. “As condições de inferioridade em que vivem as vítimas de violência, mais o abalo psíquico, tornam-se impeditivos à denúncia”, observou Márcia.
Para a diretora de Política de Segurança e Informações, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), Telassim Lewandowski, a troca de conhecimentos proporcionada pela capacitação é muito rica. “Através do debate, estamos apresentando a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, de Canoas, que tem servido de modelo às ações do Governo Estadual."
Rede de proteção à mulher em Canoas
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - É o órgão fiscalizador das políticas públicas para as mulheres. Visa à eliminação da discriminação contra a mulher.
Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Patrícia Esber – Orienta mulheres sobre encaminhamentos à Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, de acordo com a Lei Maria da Penha. No local, uma equipe técnica – com advogadas, psicólogas e assistentes sociais – presta atendimento.
Casa Abrigo das Mulheres em Situação de Violência - Constitui um abrigo temporário e de caráter sigiloso, com atendimento integral às mulheres em situação de violência doméstica, sob o risco de morte. O número de mulheres de atendimentos, até agosto, foi de 105 pessoas acolhidas. Entre elas, 48 mulheres e 57 crianças – que acompanham as mães.
Delegacia da Mulher de Canoas - Recebe e dá encaminhamentos a denúncias relacionadas a mulheres vítimas de violência doméstica.
Patrulha Maria da Penha - Serviço ligado à Delegacia da Mulher para garantir o cumprimento das medidas protetivas. A patrulha é acionada diretamente pela delegacia.
Mulheres da Paz Guajuviras - O projeto tem como objetivo contribuir para a redução de violência na comunidade, através do diálogo, e integra diversas ações direcionadas ao Território de Paz Guajuviras.
Mulheres da Paz Grande Mathias Velho e Harmonia - O projeto contribui para a redução de violências na comunidade, através do diálogo, e integra diversas ações direcionadas ao Território de Paz Mathias Velho.
Foro Central de Canoas - Determina a medida protetiva em 48 horas e julga os casos de situação de violência contra a mulher.
Defensoria Pública - Presta assistência jurídica gratuita e solicita ao juiz a medida protetiva às mulheres encaminhadas pela Delegacia da Mulher.
Hospital Universitário da Ulbra - Atendimento médico às mulheres que sofrem violência sexual.
Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. É um serviço de escuta
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234