Carregando! Por favor aguarde...
Paula Vinhas
Encontro para apresentação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Canoas aconteceu na DPPA
A secretária especial da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, Lurdes Santin, recebeu, na quarta-feira (17) uma delegação de Eldorado do Sul, que esteve na cidade para conhecer a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O grupo também visitou o prédio da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde funciona o Plantão Lilás. No local, ocorrem os atendimentos às vítimas, fora do horário comercial.
A coordenadora de Políticas e para Mulheres do município vizinho, Vivian Garcia, comentou que, em Eldorado, a rede começará a ser estruturada. “Começaremos do zero e escolhemos Canoas para conhecer os serviços e ações porque a cidade é referência na região e no Estado”, destacou.
Lurdes e a delegada Carolina Terres, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) que também participou do encontro, descreveram como é feito o atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica e comentaram que a Prefeitura de Canoas presta um atendimento completo, incluindo essas mulheres, quando necessário, nos programas sociais. O atendimento começa com o acolhimento, passa pelo acompanhamento psicológico e o resgate da autoestima, até elas terem condições de romper o ciclo de violência física e psicológica, que sofrem, muitas vezes, por décadas.
Participou, também, do encontro o delegado Jerônimo José Pereira, de Eldorado do Sul, além de representantes da Prefeitura daquele município e da Marcha Mundial de Mulheres.
Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher de Canoas
Plantão Lilás – Funciona junto a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (Rua Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730 - telefone 3447-1448), das 17h às 8h, de segunda a sexta-feira, e 24h aos sábados e domingos, períodos em que a DEAM não abre.
Sala Lilás - Funciona junto ao Posto Médico Legal do Hospital Universitário - Avenida Farroupilha, 8001 - telefone 3478-8000.
Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Foro de Canoas - Rua Lenine Nequete, 60 – telefone 3472-1184.
Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM) - Rua Siqueira Campos, 321 – telefone 3464 0706.
Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) - Rua Humaitá 1120 – telefones 3472-0494 e 3472-0490.
Patrulha Maria da Penha (Brigada Militar) - telefone 190
Coordenadoria de Políticas para a Mulher - Rua 15 de Janeiro, 15, sala 602 - telefone 3463-5794.
Mulheres da Paz
Guajuviras
Setor 2 – Quadra S, Casa 1 – telefone 3429-2599.
Mathias Velho
Rua Antônio Prado, 698 – telefone 3476-4582.
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) - Avenida Guilherme Schell, 5600, Centro - telefone 3476-3590 e 3476-3590.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234