Caixas de medicamentos, calçados, peças de automóveis, armários, vidros de perfume e até mesmo um jogo da mega sena. Resíduos das mais variadas origens estão no cenário de um terreno com mais de mil metros quadrados na Rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho. E o que é pior: o local fica em frente ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas. O lixo acumulado é um exemplo de que alguns proprietários de terrenos no município não estão seguindo a lei n° 5.382/09, que prevê a responsabilidade de cada dono dos lotes no que diz respeito à manutenção do espaço e mantê-los cercados, evitando a colocação de lixo. Desde o início do ano, mais de 500 reclamações já chegaram à Secretaria de Serviços Urbanos, algumas repetidas pela falta de manutenção ou pelo número de pessoas reclamantes. Para isso, a equipe de fiscalização da pasta tem trabalhado intensivamente nas ruas, evitando um problema de meio ambiente e de saúde pública. A diretora de limpeza Maria Aparecida Rodrigues afirma que 156 proprietários foram notificados a limpar os locais. "Aproximadamente 70% deles cumpriram com a lei e fizeram a manutenção, mas a fiscalização tem que ser intensificada. Em alguns casos, o proprietário limpa e as pessoas jogam o lixo minutos depois", lamenta.
Antes de realizar a notificação, porém, as equipes estão indo pessoalmente ao encontro dos responsáveis, na busca de conscientizá-los sobre os perigos ambientais e de saúde quando o terreno tem lixo acumulado. A diretora orienta os moradores além do recolhimento de lixo e da coleta seletiva, quem precisa se livrar de galhos e outros materiais inertes pode entrar em contato com a fiscalização, pelo telefone 3462.1643. "O recolhimento é feito pelas equipes e o morador não paga nada por isso. Se qualquer pessoa recolher, há o risco de o lixo ser largado nestes terrenos sem cercamento". O Secretário da pasta, Márcio Ferreira, lembra que a comunidade tem contribuído, avisando as equipes em caso de semelhantes. Além disso, pelo menos 181 proprietários têm limpado os terrenos espontaneamente, sem a necessidade de notificação. "Com o trabalho de conscientização que estamos realizando, a autoestima da cidade é resgatada, pois cada morador fica ciente de sua responsabilidade".
Algumas dicas da Cartilha de Limpeza, que está sendo distribuída nas escolas do município:
* Separe seu resíduo domiciliar corretamente.
* Feche bem os sacos de lixo e recipientes, mantenha-os em boas condições de higiene e conservações e sem líquidos dentro.
* Embale os materiais cortantes ou pontiagudos de modo que não haja qualquer possibilidade de causar ferimentos a quem for manusear o lixo.
* Só se deve colocar o resíduo domiciliar, para a coleta, no dia e no horário estabelecido para a passagem do caminhão de recolhimento. Isso evita que animais rasguem os sacos e espalhem o material na rua, podendo virar um foco de doenças.
* Embalagens que possam ser reutilizadas quando possível devem ser direcionadas à coleta seletiva.
* Os hospitais, casas de saúde, repouso, clínicas, ambulatórios, farmácias, drogarias e estabelecimentos similares devem providenciar o serviço de coleta especializada dos resíduos gerados, de acordo com normas sanitárias e ambientais.
* Não deposite sacos de lixo em canteiros centrais de ruas e avenidas.
Cris Weber