Carregando! Por favor aguarde...
"A arte de sentir é a arte de viver e, para sentirmos, precisamos nos aproximar. Por isso, parabenizamos por essa oportunidade de conscientização e cidadania que esse evento propicia". A declaração foi do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jair Silveiraa, durante a abertura da Mostra Expositiva Acessibilidade, a arte de Sentir - Maquetes Táteis, realizada no Unilasalle na manhã desta quinta-feira. O evento fica aberto ao público até o dia 17 de dezembro, das 9h às 20h, no saguão do prédio 15 do Unilasalle Canoas, na rua 15 de Janeiro, hall de entrada do prédio 15.
Universo diferente
Realizada em parceria entre o Instituto AME (Arte, Meio ambiente e Educação) e a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Inclusão e Acessibilidade e das secretarias municipais de Cultura e de Comunicação. Para o diretor de Cidadania Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Luiz Antônio Inda, a exposição tem grande importância social. "Para Canoas é um orgulho receber esse evento, que possibilita conhecer um universo diferente. Sem dúvida, saímos dela transformados", resume.
Ambientes acessíveis
Nesse evento estão expostas maquetes de ambientes acessíveis como dormitório, banheiro, cozinha, sala, área externa, escadas e rampas. "A caminhada da acessibilidade é o primeiro passo para derrubarmos barreiras e mitos e conquistarmos um mundo mais solidário e cooperativo", declara a coordenadora do evento, Noara Tubino.
A exposição envolve um circuito dividido em sete partes: Os Cinco Sentidos, Cotidiano, Produção, Agronegócio no RS, Esporte, Cultura, Painel Língua dos Sinais e Painel Experiências Táteis - Universidade Feevale.
Ficha técnica
Coordenação geral : Instituto AME
Apoio técnico : Mestrado Acessibilidade e Inclusão Feevale
MaquetesTáteis - Dayse Tarricone - Maquetes e Acessibilidade
Expografia e Comunicação Visual : Liquens - Arquitetura, Conceito e Desing
Curso de Design - Universidade Feevale
Acadêmica : Maria Alice Mattos
Audioguia: Dra. Lívia Maria V. de Mello Motta - Universidade Feevale
Curadoria: Noara Tubino - Ateliê NoaraBrasil
Apoio : Prefeitura de Canoas, Secretaria da Cultura de Canoas, Unilasalle, Feevale, SPH - Superintendência de Portos e Hidrovias, Feneis, Andaluz, Procempa, Ateliê Noara Brasil, Di Solle.
Patrocínio : AGCO do Brasil
Lei de Incentivo - Ministério da Cultura
Outras informações : institutoame@gmail, www.institutoame.com.br ou Prefeitura de Canoas - Telefone 3478.4449
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234