Carregando! Por favor aguarde...
A Coordenadoria de Políticas para Igualdade Racial (CPIR) abre inscrições, a partir do dia 22 de setembro, para as escolas da rede municipal de ensino interessadas em receber o Projeto Cinema Negro.
O objetivo do projeto, que tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME), é levar às escolas exibição de filmes temáticos sobre a história da África, da cultura afro-brasileira e a história contemporânea.
De acordo com o secretário especial de Políticas para Igualdade Racial, Sidiclei Mancy, o Cinema Negro quer proporcionar o debate na comunidade escolar sobre a aplicabilidade da Lei 11.465, de 10 de março de 2008.
A lei estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-brasileira e Indígena".
Debate
Integrantes da Coordenadoria e voluntários do Movimento Negro, conforme Mancy, visitarão escolas interessadas em participar do projeto, nas terças e quintas-feiras, e apresentarão para as turmas, previamente agendadas, filmes de acordo com a faixa etária.
A duração máxima de cada filme será 120 minutos. Após a apresentação, será aberto debate para intervenções de alunos e demais participantes.
Agendamento
As escolas interessadas em agendar a programação podem ligar para o telefone (51) 3476-0552.
Avaliação
Também será feita uma avaliação da proposta, por meio de questionários aplicados aos participantes, que também poderão sugerir novas ações para a implantação de políticas públicas para igualdade racial.
O que diz a Lei
A Lei 11.645 afirma que nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos.
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história brasileira.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234