Carregando! Por favor aguarde...
O secretário especial da Coordenadoria Municipal de Políticas para Igualdade Racial de Canoas (CMPIR), Sidiclei Mancy, foi agraciado com o Prêmio Zumbi dos Palmares. A distinção, instituída pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, destaca e homenageia personalidades e entidades reconhecidas por suas atuações em prol das comunidades afrodescendentes.
A entrega do prêmio será nesta quinta-feira (20), às 14 horas, em sessão solene alusiva ao Dia da Consciência Negra, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico, Porto Alegre). O prêmio foi iniciativa, em 2008, do deputado Raul Carrion (PCdoB), como uma celebração à trajetória do líder, ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos no país.
Luta
"Saliento que este reconhecimento é oriundo das práticas de inovação e parcerias comprometidas com o nova e constante conexão existente entre todos nós, gestores, capitaneada por nosso prefeito Jairo Jorge, a quem agradeço profundamente a possibilidade de ocupar este lugar e erguer o troféu, que é de todos", enfatiza Sidiclei Mancy. Segundo ele, a premiação vem somar e dar mais força para continuar a luta pela igualdade racial.
Escolha
No último dia 7, a comissão julgadora escolheu os homenageados, que receberão prêmios nas categorias: Cultural, Social, Política, Esportiva e Religiosa. Sidiclei receberá na categoria Esportiva.
Após a premiação, haverá a 8ª Marcha Zumbi dos Palmares, com concentração no Largo Glênio Peres, às 16h, e caminhada até o Largo Zumbi dos Palmares, na Travessa do Carmo, em Porto Alegre.
Vencedores
Área Esportiva: o homenageado desta área é Sidiclei Mancy. Atua na comunidade de Canoas, foi vereador do município em 2009, vencedor do Troféu Paz no Futebol como pacificador de torcidas, organizador de grupos de capoeira de Canoas, Rei Momo do Carnaval Canoense. Atualmente é secretário especial de Políticas para a Igualdade Racial do Município de Canoas.
Área Religiosa: Paulo Rogério Ambieda, o Pai Paulinho de Odé/Caboclo Oxóssis, é o agraciado na Área Religiosa. Vereador na cidade de canoas, luta pela igualdade social e contra a intolerância religiosa. Por meio de seu mandato, instituiu o Dia Mundial do Respeito à Diversidade Religiosa (30 de janeiro). Realiza diversas palestras em escolas do município e do Estado, levando à comunidade escolar a cultura da religião de Matriz Africana.
Área Cultural: a homenageada deste ano é a Fundação Cultural Piratini - TVE e Rádio FM Cultura. A emissora é responsável pela produção de 18 programas locais de telejornalismo e entretenimento, reconhecidos pela diversidade e valorização das culturas regionais e da identidade nacional.
Área Social: a homenagem será concedia à Jeanice Dias Ramos, jornalista com atuação relevante no campo social, com ênfase nas áreas de comunicação, culminando em ações de promoção de igualdade racial. Suas atividades são desenvolvidas junto aos grupos de mulheres, jovens, adolescentes e crianças em áreas com alto índice de vulnerabilidade social.
Área Política: será homenageado a Dra. Profª Maria da Graça Gomes Paiva, técnica da Unesco onde atuou no atendimento domiciliar para família, gestantes e crianças, incluindo comunidades quilombolas e indígenas.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234