Carregando! Por favor aguarde...
Em referência ao Dia do Índio, a Coordenadoria Municipal para a Igualdade Racial (COPPIR) realiza nesta quarta-feira, 18, uma palestra sobre a a questão indígena, dirigida a estudantes do ensino fundamental. A atividade vai ser ministrada pelo professor de história e escritor Alexandre Rafael da Rosa e conta com o apoio da diretoria da escola. De acordo com o titular da COPPIR, Felipe luiz de Lima, o evento vai abordar a importância da cultura indígena, na agricultura e na formação do povo brasileiro.
A palestra deve contar com a presença de duas turmas de 5º ano, 6º ano e professores. A atividade ocorre às 10h e às 15h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório - Rua Dr Nelson Paim Terra, 925, bairro Rio Branco. Por meio da COPPIR, criada no início da atual gestão municipal, a Prefeitura de Canoas tem realizado periodicamente debates e eventos de valorização e organização dos segmentos étnicos locais.
Em 2011, durante atividade na E.M.E.F General Osório, um evento semelhante, apoiado pela COPPIR, destacou a importância das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam sobre a obrigatoriedade de temas da cultura afro e indígena no currículo escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas (Foto).
A data
A data comemorativa de 19 de Abril como Dia do Índio foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540, e se refere ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado neste dia, em 1940. Décadas mais tarde, em 1995, a ONU (Organização das Nações Unidas) também institucionalizou o dia 09 de agosto como Dia Internacional dos Povos Indígenas. Sobre a Matriz Tupi, do documentário O Povo Brasileiro - baseado na obra de Darcy Ribeiro, de mesmo nome - pode ser conferido aqui.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234