Carregando! Por favor aguarde...
O secretário especial da Coordenadoria de Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Ambieda, o Tigre, participou na segunda-feira (22) da cerimônia de entrega do relatório de atividades do Povo de Terreiro ao governador do Estado Tarso Genro. O ato ocorreu no Salão dos Espelhos do Palácio Piratini.
O relatório é um registro das ações do Povo de Terreiro desde 2011, quando foi realizada a III Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa, até a criação do Conselho do Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, por meio do Decreto Estadual 51.587 de junho de 2014.
De acordo com Rogério Ambieda, integrante do conselheiro estadual, a crescente politização das comunidades tradicionais do povo de terreiro, aliada às políticas públicas de resgate e reparação, tornaram possível a criação do Conselho do Povo de Terreiro do RS.
Em breve, Canoas também poderá contar com o seu Conselho do Povo de Terreiro, que tem entre seus objetivos a garantia dos direitos deste segmento. "Um projeto de lei do Executivo Municipal prevendo a criação do Conselho já tramita no Legislativo Municipal", salienta Ambieda.
Conferências
A Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais realizou em 2014 a Conferência Regional do Povo de Terreiro do Vale do Sinos e Vale do Caí, além das oito pré-conferências nos quatro quadrantes da cidade. Participaram da Conferência Municipal 300 pessoas, ondem foram eleitor 22 delegados par a I Conferência Estadual do Povo de Terreiro, realizada em Porto Alegre no mês de março deste ano. Ela reuniu aproximadamente 600 pessoas de 52 municípios. Nela, Canoas contribuiu com 40 propostas.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234