Carregando! Por favor aguarde...
As castrações de cães e gatos, em Canoas, se iniciaram nesta segunda-feira (30). O projeto desenvolvido pela Coordenadoria Municipal do Bem-Estar Animal (CBEA), deverá castrar dois mil animais até o final de 2013. A empresa responsável pelo recolhimento e castração é a Pet Móvel, vencedora do Pregão Eletrônico para a prestação do serviço.
Os primeiros animais levados à castração foram recolhidos hoje na residência de Iara Oliveira da Silva, moradora do Bairro Guajuviras. Considerada protetora de animais por moradores da região, Iara abriga mais de trinta cães em seu pátio. Todos serão castrados pelo programa.
O coordenador da CBEA, Cristiano Morais, salienta que esta etapa vai atender famílias que fizeram o cadastramento nas subprefeituras em 2012, e até maio deste ano. O trabalho será feito por quadrante, obedecendo esta ordem: Região Nordeste, Região Noroeste, Região Sudoeste e Região Sudeste.
Cuidados
Todas as famílias serão avisadas com antecedência sobre o dia de agendamento da castração. O veterinário do Centro de Bem-Estar Animal, Diego Lucas da Silva, explica que é recomendando jejum de 12 horas antes da cirurgia. O pós-operatório é fundamental para o sucesso do procedimento. "Usar colar elizabetano (protetor utilizado no pós-operatório veterinário), manter a limpeza e higiene do animal e fazer o uso da medição prescrita são imprescindíveis", ressalta.
Castração em 2014
Os interessados na castração para o próximo ano podem procurar as subprefeituras e fazer a inscrição. É necessário ter renda de até dois salários mínimos, apresentar RG, CPF, comprovante de renda e residência.
Reuniões pré-castração
A Coordenadoria do Bem-Estar Animal promoveu em agosto reuniões com proprietários de animais inscritos para castração e com moradores dos quatro quadrantes da cidade, informando sobre o procedimento e divulgar orientações sobre a posse responsável de animais.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234