Carregando! Por favor aguarde...
Uma manhã de euforia e encanto marcou a sessão especial do filme "Colegas", realizada na manhã desta quinta-feira, 21, em Canoas, por meio de uma iniciativa da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Cinemark e o Canoas Shopping. A ação foi realizada em referência ao Dia Internacional da Síndrome de Down, como parte das ações da política de inclusão e acessibilidade desenvolvida por meio desta coordenadoria. "Promover a inclusão social também na cultura é papel da coordenadoria e pretendemos prosseguir com iniciativas desse tipo. Eles estão todos felizes", observou a titular da coordenadoria, Manoela Fortes.
A iniciativa mobilizou cerca de 50 pessoas com a ocorrência genética, ligadas à quatro entidades locais (Coofeliz, Insituto Pestalozzi, Legato e Apae de Canoas), juntamente com familiares e professores. "É uma iniciativa pioneira, há uma grande expectativa, pois nunca havíamos trazido eles ao cinema. Realizamos uma preparação, conversando sobre o assunto do filme", declarava a diretora pedagógica do Instituto Pestalozzi, enquanto ingressava no Canoas Shopping ao lado de 16 alunos de idades entre seis e 24 anos.
Já acomodados nas poltronas, os olhos do público eram de euforia já nos minutos que antecipavam o início do filme. Para completar o entusiasmo, a assistente de marketing do Cinemark, Vane Pelz, distribuiu aos presentes um saquinho de pipoca. Por meio dessa parceria, o Canoas Shopping disponibilizou às entidades 40 ingressos gratuitos, que foram distribuídos, por meio da coordenadoria. Outros 20 ingressos também foram subsidiados pelo Cinemark, ao custo de R$ 5,50.
A data
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi uma data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, em alusão aos três cromossomos no par de número 21 (21/3) que as pessoas com síndrome de Down possuem.
A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas os tipos étnicos. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234