Carregando! Por favor aguarde...
Brenda Garnize
Secretária Rafaela Zappas e a professora Carmem Pereira participaram do Ágora em Rede
Acessibilidade foi o tema do debate do Ágora em Rede, na tarde desta quinta-feira (10). Durante aproximadamente uma hora, foram abordados assuntos como o projeto Calçada Cidadã, empregabilidade da pessoa com deficiência, implantação de metas do Plano Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, entre outros temas.
A secretária especial da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Coomped), Rafaela Zappas, respondeu às perguntas de internautas, acompanhada da professora e intérprete Carmem Pereira, que traduzia o que era dito para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Foram ressaltados os avanços na geração de emprego para os deficientes no município, através do Banco de Oportunidades. O projeto tem espaço para currículos de pessoas com deficiência e o encaminhamento às vagas é realizado pela Coordenadoria.
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vitória acompanharam o programa através de um notebook, no Salão de Atos Nelson Paim Terra, no Paço Municipal. Após o fim do Ágora, os estudantes foram recepcionados pela vice-prefeita Beth Colombo em seu gabinete.
A ferramenta
O "Ágora em Rede" é uma ferramenta de participação popular cidadã online em que o prefeito ou os secretários respondem a perguntas de internautas.
Desde seu início, o site já registrou 81,2 mil visualizações, tem 8.641 usuários cadastrados e mais de 800 demandas da população já entraram através do projeto.
Aproximação com as diferenças
O aluno da EMEF Vitória, Roger Han, é deficiente auditivo. Ele se expressa somente através de Libras. Ao acompanhar a edição do Agora em Rede, junto com seus colegas, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. "Gostei muito de participar e observar a imagem na internet. Fiquei muito atento. Acho legal que a Prefeitura esteja se esforçando para criar uma comunicação acessível com o público", afirmou na linguagem dos sinais, traduzida pela diretora da Escola Vitória, Lucimeri Piachiski, que também acompanhou o programa com os alunos.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234