Carregando! Por favor aguarde...
Tony Capellão
Em junho deste ano, durante a 14ª OIDP, o prefeito Jairo Jorge assinou o termo de cooperação entre a Rede Mercocidadesrcocidades
Arquivos para Download
A 14ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) foi encerrada com a divulgação da "Carta de Canoas", na manhã de quinta-feira (5), no salão de atos do Unilasalle. Os participantes defendem a radicalização da democracia, "para enfrentar os desafios da construção de uma sociedade cada vez mais democrática".
Cooperação
Na cerimônia, também foi assinado termo de cooperação entre a Rede Mercocidades, representada pelo secretário municipal de Governança Local de Porto Alegre, Cezar Busatto, e o OIDP, representado pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o integrante da Comissão de Participação Cidadã de Barcelona, Carles Agustí.
Jairo transmitiu a presidência do OIDP ao representante de Madri, na Espanha, José Fernándes Sánchez. Segundo ele, a cidade espanhola aposta na democracia participativa. "Devemos governar para e com o cidadão", declarou.
Ao agradecer aos promotores e participantes da Conferência, Agustí afirmou que a democracia deve evoluir "com menos verticalidade, mais horizontalidade e intercâmbio de experiências". Destacou, ainda, que o OIDP tornou-se uma rede global, com mais de 600 cidades, instituições, universidades e participação da sociedade civil, observando que a maioria das experiências de inovação democrática ocorre no âmbito tecnológico.
"Semeadores de esperança"
Jairo Jorge agradeceu aos painelistas e outros participantes, aos tradutores, à Coordenadoria de Relações Internacionais e Cooperação e a outras secretarias que trabalharam na organização do evento. "Todos são semeadores de esperança", afirmou. Conforme o prefeito, as experiências relatadas na Conferência demonstram que o Orçamento Participativo, implantado em Porto Alegre há 25 anos, deu frutos em todos os continentes.
O prefeito considerou que as lições do passado apontam para a necessidade de preservação e as lições do presente dizem que é preciso coragem para fazer e buscar novos caminhos. Precisamos da revolta da esperança e da ação e não da destruição", observou.
A 14ª Conferência do OIDP prossegue até sexta-feira (6), com oficinas, seminários, reuniões e visitas técnicas.
O evento, iniciado na terça-feira (3), com o tema "A radicalização da democracia e a participação cidadã", é uma realização da Prefeitura de Canoas e do OIDP.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234