Carregando! Por favor aguarde...
O prefeito municipal de Canoas Jairo Jorge recebeu, na manhã desta quarta-feira (7), três integrantes da delegação da Nicarágua que está na cidade para conhecer os projetos participativos e de cidadania. Acompanhados pela secretária especial de Relações Internacionais e Cooperação, Deise Martins e pelo secretário-adjunto de Relações Institucionais, Célio Piovesan, o vice-reitor Geral da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN), Jaime Francisco López Lówery; a diretora executiva da Fundação Desenvolvimento e Cidadania, Patricia Isabel Delgado de Castro; e o assessor para o Projeto Acción COMPARTE e da Fundação Innovasur, Andrés Falck; ouviram do próprio prefeito o relato das ações participativas realizadas em Canoas.
Patricia Isabel disse que lhe chamou muito a atenção a metodologia de participação aplicada em Canoas, tendo em vista a complexidade das ações. Jairo Jorge explicou que o desencanto que grande parte das pessoas tem com a poder público, com a política, precisa ser revertido. "É preciso reencantar as pessoas pela pólis, pela cidade. As pessoas têm demandas particulares, distintas e têm também as coletivas. E elas demandam a cidade de acordo com seus interesses, com seus sonhos", disse o prefeito, que lembrou aos convidados o alto índice de participação em ferramentas como Prefeitura na Rua, Plenárias de Serviços, Ágora em Rede, Prefeito na Estação e nas Audiências Públicas. Patrícia provocou o prefeito perguntando se ele tinha preferência por alguma delas. O prefeito disse que cada ferramenta tem uma particularidade e que é sempre um grande desafio. "Quando vamos à rua, estamos dessacralizando a autoridade. Aqui, todos podem ter acesso ao prefeito, aos secretários de governo. E o cidadão tem de estar no centro da gestão, com metas, com ações que dêem sentido ao que se procura fazer", disse o prefeito.
O vice-reitor Jaime Francisco se disse encantado com a paixão com que se trabalha essa participação em Canoas, com o aprofundamento dessa política, e que era um pouco disso que precisavam levar para as periferias de Managuá, capital nicaraguense. "Antes de 2009, a cidade não tinha nenhum mecanismo de participação. Esse é um desafio da democracia: temos de criar novos métodos de participação. Não basta ter projetos, temos que nos relacionar com as pessoas. O sucesso dos governos está no diálogo com as pessoas", concluiu o prefeito Jairo Jorge.
Após o encontro, o prefeito convidou a delegação a participar do ato de recebimento do primeiro carro elétrico do município, que ficará em teste por 60 dias. Na parte da tarde, a delegação visitou obras do orçamento participativo e a Casa das Artes Villa Mimosa. Na Casa, o grupo foi recebido pela gestora da unidade, Adriana Martorano, que contou a história do espaço e sua ocupação como um centro cultural. Jaime Francisco, Patricia Isabel e Andrés Falck ficaram impressionados com a história da Casa, da família que a ocupou e do uso que hoje é dado a esse ponto turístico e cultural de Canoas.
Veja mais:
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234