Carregando! Por favor aguarde...
A Diretoria de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e mais 15 empreendimentos, representou o município de Canoas no 2º Fórum Social Mundial e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, em Santa Maria de 11 a 14 de julho. A 2a edição do evento cujo lema foi, "Um outro mundo é possível e uma outra economia já acontece", objetivou afirmar em nível mundial a Economia Solidária como uma estratégia de desenvolvimento, promover e difundir o modelo de desenvolvimento solidário, sustentável, autogestionário, popular e coletivo. Ainda,, integrando democracia política, econômica, social e ambiental com enfoque em gênero e diversidade cultural, articulando com organizações sociais e solidárias.
Cerca de 27 países estiveram representados na Feira, entre eles: África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, Equador, França, Filipinas, Hungria, Itália, Marrocos, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, República Tcheca, Senegal, Suíça e Uruguai. Além da representação destes Estados, empreendimentos de economia solidária de cerca de 530 municípios de todos os estados brasileiros, ofereciam mais de 10 mil variedades de produtos e serviços.
Presentes ao evento,secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer;o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias e o secretário geral da presidência da República, Diogo Santana, proferiramdiscursos de políticas sociais de fomento à economia solidária em nível nacional e mundial.
Oficinas como Consumo Responsável, Organização do Movimento de Economia Solidária e, ainda, Marcos Legais para Economia Solidária, foram debatidos entre os participantes que apresentaram as dificuldades e os progressos em suas regiões sobre o movimento."Tivemos a oportunidade de trocar experiências de economia solidária com outros estados e países, tais como omicrocrédito, fornecido através de bancos comunitários e ONGs na Argentina, formas de organização dos empreendimentos no Peru. Com palestrantes qualificados aprendemos, mas também ensinamos sobre o desenvolvimento autossustentável já praticado em Canoas através dos Centros de Capacitação e Produção que são referência neste novo modelo de economia", conclui Sérgio Galho, Diretor de Economia Solidária do município.
O Fórum teve como objetivos específicos dar visibilidade e afirmar conceitos, princípios e práticas da Economia Solidária no mundo, para a sociedade civil e para outros movimentos sociais;
Difundir a Economia Solidária como expressão do bem viver;
Oportunizar espaços de formação e reflexão aos participantes do Forum Mundial de Economia Solidária, através da construção coletiva de saberes, sobre Economia Solidária: conceitos, princípios e práticas;
Fortalecer as organizações de Economia Solidária e as redes que participam a nível local, nacional, regional e mundial.
Afirmar a radicalidade de Economia Solidária como projeto político que se contrapõe ao capitalismo;
Promover a integração e articulação com outros movimentos sociais;
Refletir sobre a crise mundial dos diferentes continentes e do planeta quanto aos aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, religiosos, com ênfase nos contextos nacionais dos países mais atingidos;
Promover um debate crítico, com base nas dificuldades, avanços e desafios enfrentados no cotidiano de quem constroi o Movimento de Economia Solidária e;
Construir propostas de incidência frente aos Estados Nacionais e instâncias regionais de governo para o avanço da economia solidária.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234