Carregando! Por favor aguarde...
Divulgação/CGU
Secretário federal de Controle Interno, Francisco Eduardo de Holanda Bessa.
O secretário federal de Controle Interno, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, representará o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Moysés Simão, na abertura do 2º Seminário Ética e Transparência na Gestão Pública, promovido pela Controladoria-Geral do Município de Canoas. O evento, aberto ao público, será na quinta-feira (25), a partir das 16h, no Salão de Atos do Unilasalle (Avenida Victor Barreto, 2288, Centro). A certificação é da Escola de Gestão do Instituto Canoas XXI.
Instrumentos de controle
Conforme a controladora adjunta de Canoas, Tatiana Carpter, a Administração Municipal tem uma preocupação constante em manter o debate sobre temas atuais, como a ética e a transparência no serviço público. Ela destaca que a partir da criação da Controladoria-Geral do Município, no início da primeira gestão do prefeito Jairo Jorge, em 2009, foram estabelecidos vários instrumentos de controle e transparência.
"Hoje, Canoas dispõe de um Sistema de Transparência e Ética no serviço público, que teve continuidade com a criação da Comissão de Ética Pública Municipal, a edição do primeiro Decálogo Ético, o lançamento dos Código de Ética da Alta Administração e do Código de Ética dos Servidores e a edição do segundo Decálogo Ético", afirma Tatiana.
Ela cita, ainda, a transmissão ao vivo das licitações pela internet, promulgação da Lei Anticorrupção, criação do Conselho de Cidadãos pela Transparência (Concit) - esses dois últimos pioneiros no Brasil - e o Portal da Transparência, que pode ser consultado em totens interativos instalados em pontos estratégicos da cidade.
Participação popular
Tatiana reforça que além desses instrumentos, Canoas formou o Sistema de Participação Popular e Cidadã, atualmente com 13 formas de acesso à gestão, seja por participação presencial, como o Prefeitura na Rua, Plenárias de Serviços Públicos e Orçamento Participativo, entre outros, seja por participação virtual, como o Ágora em Rede.
Inscrições gratuitas pelo site.
Programação
16h - credenciamento
18h - abertura com o prefeito Jairo Jorge e conferência do secretário federal de Controle Interno da CGU, Francisco Eduardo de Holanda Bessa
19h - Mesa de debates
Debatedores: cientistas políticos Aldo Fornazieri e Benedito Tadeu César
Mediador: Controlador-geral de Canoas, Ricardo Zamora
20h30 - intervenções dos participantes
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234